Ibovespa segue piora em Nova York e recua quase 1%, mas bancos saltam
A bolsa paulista refletia alguma cautela nos primeiros negócios desta quinta-feira, em meio a um viés misto no exterior, com agentes na expectativa da apresentação da proposta de reforma administrativa que será enviada ao Congresso.
Às 12:57 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) caía 0,74%, a 101.105,3 pontos.
A queda de mais de 3% de Vale (VALE3) também pressionava o Ibovespa, após o Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais ajuizar uma ação pedindo intervenção judicial na companhia e suspensão de pagamento de dividendos.
Em Brasília, o Ministério da Economia faz entrevista coletiva nesta manhã, na qual dará detalhes sobre a Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa do governo federal.
“Esta medida, que influenciou o otimismo nos últimos dias no mercado financeiro, deve apresentar novas possibilidade de vínculo com a administração pública, como, por exemplo, dois anos de experiência”, observou a equipe da CM Capital Markets.
A agenda doméstica também mostrou que a produção industrial registrou alta de 8,0% em julho na comparação com o mês anterior, enquanto o setor de serviços permaneceu em contração em agosto apesar de demanda melhor.
No exterior, os futuros acionários norte-americanos recuavam com a desaceleração do rali de tecnologia, com investidores também avaliando dados sobre pedidos semanais de auxílio-desemprego.
Os pregões europeus, por sua vez, encontravam suporte em apostas contínuas em uma política monetária flexível para combater o choque da crise do coronavírus.
Os preços do petróleo também mostravam declínio, com o Brent caindo cerca de 2%.
Destaques
– Vale (VALE3) caía 3,6%, após o Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais ajuizar uma ação civil pública pedindo intervenção judicial na mineradora, com o afastamento dos executivos responsáveis pela política de segurança da companhia.
O MPF também pede a suspensão de pagamento de dividendos a acionistas. Em comunicado, a Vale disse que não foi citada e apresentará sua manifestação nos autos do processo, no prazo legal.
– Magazine Luiza (MGLU3) perdia 4,9%, em sessão negativa para o setor de varejo com atuação relevante no e-commerce, em meio a anúncio da Amazon de que está abrindo seu quinto e maior centro logístico no Brasil, na esteira da expansão do comércio eletrônico com as medidas de isolamento social para conter a pandemia da Covid-19.
No setor, B2W (BTOW3) perdia 5,8% e Via Varejo (VVAR3) caía 5,4%.
– Bradesco (BBDC4) subia 4,2%, Itaú Unibanco (ITUB4) avançava 3,4% e Banco do Brasil (BBAS3) valorizava-se 2,5%, tendo no radar relatório do Bank of America elevando recomendação para o setor financeiro no país para “marketweight”, afirmando ver o setor “suficientemente negligenciado”.
“Nós aumentamos nossa alocação em Bradesco, Itaú e Banco do Brasil (apenas no portfólio de Brasil) e também de B3”, afirmaram. B3 (B3SA3) caía 3,8%.
– Petrobras (PETR4) tinha acréscimo de 0,5%, mesmo com a queda nos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent recuava cerca de 2,5%.
– Totvs (TOTS3) caía 5%, após renovar máxima histórica intradia mais cedo, a 30,19 reais, com agentes financeiros analisando a disputa pela Linx. A companhia também modificou nesta semana proposta pela fabricante de softwares de gestão após a StoneCo revisar acordo vinculante com a Linx.
Linx (LINX3) perdia 3,1% e Stone (STNE) cedia 4,6%.