Perspectivas do Mercado

Ibovespa: Se índice cair mais de 2% hoje, prepare-se para o pior (e as chances são altas)

25 abr 2022, 9:55 - atualizado em 25 abr 2022, 10:05

B3SA3 Ibovespa Bolsa B3

Após despencar 2,86% na sexta-feira e fechar em 111.077 pontos, marcando sua maior queda em cinco meses, o Ibovespa se aproxima de uma zona perigosa, entre os 108.900 e 109.100 pontos. Se romper esses pisos, o principal índice da Bolsa brasileira pode mergulhar numa queda livre – e, para completar, as chances de isso acontecer são elevadas.

A avaliação é de Filipe Fradinho, analista técnico da Vitreo, futura Empiricus Investimentos. “Se romper esses fundos anteriores de curto prazo, a situação vai ficar bem mais tensa”, afirmou na estreia de Perspectivas do Mercado, live que o Money Times realizará todas as segundas em sua conta no Instagram.

O motivo da preocupação é que, se romper esses pisos, Fradinho enxerga espaço para que o Ibovespa caia até os 100.700 pontos, menor pontuação de dezembro. Para piorar a situação, a borda deste desfiladeiro, e nem é necessária uma queda tão grande, quanto a de sexta-feira. Basta um recuo ao redor de 2% para colocar o índice na beira do abismo.

“A probabilidade de isso acontecer é alta, porque o gráfico fechou muito feito na sexta”, explica Fradinho.

Cenário internacional não ajuda Ibovespa

O cenário internacional também não ajuda neste começo de semana. A eclosão de um novo surto de Covid-19 na China levou ao recrudescimento das medidas de isolamento social. As bolsas asiáticas fecharam em forte queda, lideradas por Xangai, que caiu mais de 5%.

Na Europa, as principais bolsas também recuam, com o índice Stoxx 600, que representa as 600 ações mais negociadas no Velho Continente, perdendo 1,67% por volta das 9h30 (horário de Brasília).

Outro agravante é que o minério de ferro e o petróleo, as commodities ligadas às duas principais empresas da Bolsa brasileira, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), também caem nesta segunda-feira.

“Se o Ibovespa perder mais de 2% hoje, vai ficar realmente complicado”, resume Fradinho. Se serve de consolo, a queda do Ibovespa Futuro, nesta manhã, é inferior a esse patamar. Por volta das 9h35, os contratos recuavam 1,48%.

Perspectivas de Mercado estreia no Money Times

O Money Times lançou, nesta segunda-feira (25), seu novo programa semanal, o Perspectivas de Mercado. A partir de hoje, todas as segundas-feiras, Filipe Fradinho, analista técnico da gestora Vitreo, futura Empiricus Investimentos, trará ao vivo suas projeções para o Ibovespa no curto prazo, dará dicas de ações para negociar, destacará os principais fatores que impactarão os mercados e responderá às perguntas do público.

Perspectivas do Mercado irá ao ar sempre às 8h, pela conta do Money Times no Instagram. Clique aqui para assistir à primeira edição.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar