Mercados

Ibovespa resiste às falas de Lula

21 mar 2023, 12:53 - atualizado em 21 mar 2023, 12:57
Ibovespa
O Ibovespa sobe com força do exterior, mas olha com atenção para falas de Lula (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa chegou a cair, mas depois se recuperou após falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao portal TV 247 com críticas à Eletrobras (ELET6) e Petrobras (PETR3;PETR4).

Além disso, o mandatário afirmou que a entrega do novo arcabouço fiscal ficará para depois da sua viagem à China. Por volta das 12h51, o índice subia 0,27%, a 101.191 pontos.

Lá fora, as bolsas internacionais subiam. Em Wall Street, Nasdaq exibia alta de 0,83%, enquanto S&P 500 tinha alta de 0,86%. Os mercados continuam repercutindo os desdobramentos da crise financeira, com a venda do UBS para o Credit Suisse.

A Ágora Investimentos diz que investidores voltam a mostrar a confiança de que os problemas estão concentrados em determinados nomes e não é necessariamente uma crise sistêmica.

“Contribui para este sentimento a notícia de que autoridades americanas estudam a expansão do FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), caso os desdobramentos do sistema bancário se agravem”, discorre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falas de Lula

O presidente voltou a criticar a privatização da Eletrobras.

Segundo ele, o governo entrou na Justiça com ação contra a redução do poder de voto da União na empresa e contra o preço para recompra de ações da companhia.

“Espero que a gente volte, se tiver condições, a ser dono da Eletrobras“, disse Lula. Para ele, a privatização da empresa foi um “crime de lesa pátria”.



Já em relação à Petrobras Lula disse que já pediu para o presidente da companhia, Jean Paul Prates, suspender a venda de ativos. Além disso, ele disse que defende que a petroleira seja apenas uma empresa com lucro para distribuir para acionistas.



Sobre o arcabouço, o presidente disse que o novo arcabouço fiscal já está maduro e deve ser apresentado após viagem à China. O embarque para o país asiático está previsto para o fim desta semana.