Mercados

Ibovespa recupera parte do tombo na esteira de Wall Street

13 dez 2022, 12:16 - atualizado em 13 dez 2022, 12:26
ações, ibovespa, investimentos, B3 na Copa do Mundo
Em outubro, o CPI havia registrado aumentos de 0,4% no mês e de 7,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa sobe nesta terça-feira puxado por Wall Street, que dispara após dados do consumo nos Estados Unidos (CPI) mostrarem perda da força, o que ascende a expectativa de uma elevação dos juros do Federal Reserve menor. Por volta das 12h12, o índice brasileiro subia 0,57%, a 105.947,45 pontos. Com isso, a Bolsa recupera parte do tombo de 2% de ontem. Em Wall Street:

  • Nasdaq tinha alta de 3,13%;
  • S&P 500 disparava 2,22%;

CPI subiu 0,1% na base mensal e avançou 7,1% no confronto anual, ficando abaixo das estimativas do mercado, de altas de 0,2% e de +7,3%. Trata-se do menor aumento em 12 meses desde o período encerrado em dezembro de 2021.

Em outubro, o CPI havia registrado aumentos de 0,4% no mês e de +7,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No Brasil, a Ágora destaca a ata do COPOM, ao mesmo tempo em que o noticiário político-econômico atrai a atenção, enquanto as dúvidas em relação ao avanço da PEC da Transição e as incertezas sobre a trajetória
fiscal podem deixar os investidores em alerta, o que pode pressionar novamente os preços dos ativos na
abertura.

Segundo a Guide, a ata do Copom reforçou a postura vigilante do Comitê, mas não trouxe grandes alterações com relação ao tom do comunicado e, portanto, deve ter impacto reduzido nos mercados.

Logo após o fechamento (18h30), Fernando Haddad, ministro da Fazenda, concede coletiva de imprensa, onde há expectativa de que sejam apontados dois ou três nomes da nova equipe econômica