Ibovespa hesita em meio a feriados e manifestações e Vale pesa
A bolsa paulista hesitava nesta segunda-feira, véspera de feriado nacional e sem a referência de Wall St por feriado nos EUA, o que tende a reduzir a liquidez nos negócios e corroborar posições mais comedidas antes de manifestações marcadas para o Dia da Independência no Brasil.
Às 10:59, o Ibovespa caía 0,16%, a 116.747.21 pontos. O volume financeiro somava 1,9 bilhão de reais.
Na visão do economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa, o feriado nos EUA e a véspera de feriado local impõem cautela à bolsa brasileira, além de reduzir significativamente a liquidez dos negócios, conforme comentários enviados a clientes mais cedo.
“Preocupações de que as manifestações marcadas para amanhã possam agravar o ambiente de instabilidade político-institucional devem manter o Ibovespa fragilizado”, acrescentou.
O presidente Jair Bolsonaro tem apostado suas fichas nos atos de 7 de setembro – convocados por ele – como uma demonstração de força e apoio popular, num momento de tensão com o poder Judiciário e queda de popularidade.
Há também expectativa de manifestações contrárias a Bolsonaro e seu governo.
Em Nova York, os pregões estavam fechados em razão do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.
Destaques
Vale (VALE3) perdia 2%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo entre as maiores quedas do Ibovespa. Os preços do minério de ferro caíram mais de 6% nesta sessão, com o benchmark de Dalian atingindo seu nível mais baixo em sete meses.
Petrobras (PETR4) tinha elevação de 0,3%, em sessão com variações comportadas dos preços do petróleo no mercado externo. No setor, PetroRio (PRIO3) cedia 1,4%.
Minerva (BEEF3) subia 2,2%, revertendo a fraqueza da abertura, quando tocou uma mínima intradia desde abril de 2020, tendo de pano de fundo decisão do Brasil de suspender exportações de carne bovina do país para a China após dois casos de vaca louca atípica na última semana no país.
A companhia disse mais cedo que a subsidiária Athena Foods seguirá atendendo a demanda chinesa de carne bovina.
No setor, Marfrig (MRFG3) avançava 0,5% e JBS (JBSS3) tinha acréscimo de 0,8%, também se afastando das mínimas. A Marfrig também destacou que possui outras unidades na América do Sul habilitadas pela China.
Inter (BIDI11) avançava 1,4%, endossado por relatório do Bradesco BBI, reiterando recomendação ‘outperform’ para os papéis e elevando o preço-alvo da unit para 81 reais, de 80 reais antes.
No setor, Itaú Unibanco (ITUB4) valorizava-se 0,7% e Bradesco (BBDC4) registrava acréscimo de 0,8%.
(Atualizada às 11:00)