BusinessTimes

Ibovespa recua com Vale, siderúrgicas e renovadas tensões na Ucrânia

23 fev 2022, 19:27 - atualizado em 23 fev 2022, 19:27
Vale
O volume da sessão foi de 29,8 bilhões de reais (Imagem: Reuters/Washington Alves)

O principal índice da bolsa brasileira caiu nesta quarta-feira, diante das tensões geopolíticas na Ucrânia, que declarou estado de emergência, e pressionado pelos papéis de mineradoras e siderúrgicas.

Empresas de energia ajudaram a limitar as perdas.

Um dado de inflação local acima do esperado em fevereiro ampliou o pessimismo local, embora a entrada de capital estrangeiro tenha prosseguido, segundo analistas.

O Ibovespa (IBOV) caiu 0,78%, a 112.007,61 pontos. O volume da sessão foi de 29,8 bilhões de reais.

A Ucrânia declarou estado de emergência e pediu que seus cidadãos na Rússia deixem o país, além de anunciar que haverá serviço militar obrigatório para todos os homens em idade de combate. As notícias ajudaram na reversão de abertura positiva dos ativos de risco, quando investidores saudavam sanções à Rússia mais brandas do que o temido.

O movimento do governo ucraniano ocorreu em meio ao esvaziamento pela Rússia de sua embaixada em Kiev. Além disso, sites institucionais da Ucrânia voltaram a sair do ar no que o governo de Kiev classifica como ataques digitais.

O S&P 500 caiu 1,8% e o Nasdaq Composite cedeu 2,6%.

“O recuo do Ibovespa parece bastante alinhado com o exterior fraco, alguns balanços ruins e a correção de empresas de commodities metálicas”, diz Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos.

Localmente, o IPCA-15, prévia da inflação, subiu 0,99% em fevereiro ante janeiro, a maior alta para o mês em seis anos, e bem acima do avanço esperado por economistas em pesquisa da Reuters, de 0,85%.

“Em tese, esse IPCA mais alto significaria um juro mais alto, e portanto seria negativo para a bolsa. Mas é um balanço, essa questão do estrangeiro (entrada de capital na bolsa) deve estar pesando”, afirmou Carlos Pedroso, economista-chefe do Banco MUFG Brasil.

Dados divulgados pelo Banco Central mais cedo mostraram que investidores estrangeiros destinaram 5,708 bilhões de dólares a ações e fundos de investimentos em janeiro, contra 6,198 bilhões um ano antes.

Destaques

Petrobras (PETR4) (PETR3)  apontou acréscimo de 1,4%, enquanto ON fechou estável antes de divulgação de balanço.

Petróleo teve leve alta.

Petrorio (PRIO3) ganhou 1,4%.

Sulamerica (SULA11)  disparou 25,2% no final de pregão, após O Globo dizer que o conselho de administração da Rede D’Or  aprovou a compra da seguradora.

Rede D’Or  (RDOR3)  subiu 8,8%. As empresas confirmaram o negócio após o fechamento.

3R Petroleum (RRRP3) afundou 12,5%, maior queda da ação desde o IPO, após lucro líquido de 19,77 milhões de reais no quarto trimestre de 2021 frente a prejuízo um ano antes.

Analistas do BTG Pactual viram “um conjunto fraco de resultados”, com Ebitda ajustado abaixo da estimativa e despesas operacionais maiores do que o projetado. Entretanto, o banco, reforça sua tese positiva na ação, a qual recomenda compra.

Eletrobras (ELET6) teve alta de 3,3% e (ELET3) mostrou valorização de 2,1%, após acionistas aprovarem a desestatização da companhia, prevista para acontecer no primeiro semestre deste ano.

Cemig (CMIG4) subiu 2,3%, Taesa (TAEE11) avançou 2,1% e CPFL Energia (CPFE3) teve alta de 1,8%.

Nubank (NU) caiu 14,5% em Nova York, depois de subir no pós-mercado na véspera. O banco reduziu prejuízo líquido a 66,2 milhões de dólares no quarto trimestre. Analistas do Itaú BBA, que tem recomendação “underperform” para o papel, viram resultados mistos. “Os resultados não mudam nossa visão de cautela”, escreveram eles, em relatório.

Vale (VALE3) caiu 1,1%, após o preço do minério de ferro recuar em Dalian, à medida que preocupações com ambiente regulatório na China sobrepuseram-se à perspectiva de demanda no país.

Gerdau (GGBR4) perdeu 3,4%, depois de lucro líquido não avançar como o esperado por analistas. Outras siderúrgicas também recuaram.

Americanas (AMER3) caiu 0,3%, após disparar na abertura com o restabelecimento parcial de seus sites de e-commerce.

Localiza (RENT3) cedeu 5,2%, após lucro líquido um pouco abaixo do esperado pelo mercado.

Unidas (LCAM3), companhia com qual está combinando negócios, desvalorizou 5,3%. Executivos da empresa afiramram que o balanço pode seguir pressionado no primeiro quadrimestre diante da falta de oferta de veículos novos, que obrigou a empresa a redzir venda de seminovos no final do ano passado.

Raia Drogasil (RADL3) teve queda de 6%, BRF (BRFS3) perdeu 4,6% e Telefônica Brasil (VIVT3) subiu 0,2%, após resultados trimestrais. Telefônica também anunciou recompra de ações.

Inter (BIDI11) caiu 12,1%, quinta queda seguida e estendendo movimento da véspera após resultados do quarto trimestre.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar