Mercados

Ibovespa recua com temor por crise no sistema financeiro

13 mar 2023, 10:17 - atualizado em 13 mar 2023, 10:26
Dólar, Ações, Ibovespa, Mercados, B3
No Brasil, os investidores seguem acompanhando as discussões políticas sobre a nova âncora fiscal. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) recuava na abertura do pregão desta segunda-feira (12) com investidores atentos ao Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA. Por volta das 10h15, o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,83%, aos 102,7 mil pontos.

O SVB entrou em colapso após uma onda de saques em contas de startups de tecnologia, principais clientes da instituição financeira, forçar o banco a vender todo o seu balanço de títulos de dívida (US$ 21 bilhões ao todo) para levantar capital.

Ontem, reguladores americanos fecharam o Signature Bank e hoje o First Republic Bank (-63%) lidera um forte movimento de liquidação de ações do setor bancário nos EUA, que atinge também os grandes bancos.

No fim de semana, autoridades descartaram a possibilidade de implementar um pacote de socorro semelhante ao que resgatou o Bear Stearns na crise do Lehman Brothers em 2008. Já o Fed criou um programa de emergência para tentar aplacar um contágio para outras instituições.

“Apesar da ação rápida do Fed para conter a crise provocada pelo SVB ter agradado o mercado, o temor de contágio ou até mesmo de que problema parecido possa afetar outros bancos reforça o sentimento cauteloso nos mercados globais”, disse o BB Investimentos.

Parte do temor, segundo os analistas da instituição, vem da interpretação de que o aperto monetário realizado pelo Fed possa ter sido a origem da crise do SVB.

No Brasil, os investidores seguem acompanhando as discussões políticas sobre a nova âncora fiscal do país. A expectativa, destaca o BB, é a de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente nesta semana a nova regra fiscal para o presidente Lula.