Ibovespa recua com mercado em compasso de espera por decisões de juros
Os mercados abriram esta quarta-feira (22) em compasso de espera pela decisão do Fomc (às 15h) e pelo discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na sequência.
O Ibovespa caía em dia de decisão de taxa básica de juros também no Brasil. Por volta das 10h15, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,13%, aos 100,8 mil pontos.
No front interno, a apresentação do novo arcabouço fiscal ficou para abril, após o retorno de viagem do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad à China. O adiamento ocorre em meio as discussões de um mecanismo de recomposição gradual de despesas das áreas de Saúde e Educação.
Quanto à decisão do Copom, o BB Investimentos destaca que espera, assim como o consenso do mercado, manutenção da Selic em 13,75%.
“O comunicado deverá trazer um tom mais neutro, sem qualquer sinalização mais clara sobre corte da Selic no curto prazo. O discurso deverá apontar para sua postura dependente de dados econômicos e andamento da questão fiscal”, disseram os analistas do banco.