Comprar ou vender?

Ibovespa: Preços mostram que sempre dá para piorar, diz JPMorgan

27 mar 2023, 12:19 - atualizado em 27 mar 2023, 12:22
Ibovespa
JP Morgan avalia que o pacote fiscal é a grande informação pendente para o mercado. (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

Após o Ibovespa cair abaixo dos 100 mil pontos, o JPMorgan disse que “há algum tempo” tem pensado que o mercado está no pico do pessimismo. “Mas os preços estão mostrando que sempre pode piorar”, afirmou.

Na quinta (23), o principal índice da Bolsa brasileira quebrou o patamar psicológico dos 100 mil pontos e o EWZ passou a ser negociado abaixo de 26, em um dos menores níveis desde meados de 2020, auge da pandemia.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Isso acontece, descaram estrategistas do JPMorgan, em meio a uma decisão dos investidores por posições defensivas, alocações “suaves” no mercado acionário e com poucos recursos líquidos diretos aos papéis.

“Há pouca possibilidade de o mercado subir na ausência de taxas [de juros] mais baixas, ou pelo menos de expectativas de que haja um caminho para isso”, disseram os analistas.

Na quarta-feira, o Banco Central manteve a Selic em 13,75% ao ano e reforçou que “irá perseverar [a taxa atual] até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que mostrou deterioração adicional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendação para as ações no Brasil

A equipe do JPMorgan segue com recomendação “overweight” para as ações no Brasil e pondera que tende a ver “o copo meio cheio”. Para os estrategistas, tecnicamente o mercado parece pronto para uma alta.

No entanto, disseram, esse foi o caso na semana passada e na anterior. O JPMorgan avalia que o pacote fiscal é a grande informação pendente para o mercado.

Segundo o BB Investimentos, em relatório diário sobre o Ibovespa, o adiamento da visita do presidente Lula à China gera a expectativa de que a divulgação do arcabouço fiscal possa ser antecipada para essa semana.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.