Ibovespa: Por que VALE3 e PETR4 recuam? IRB (IRBR3) lidera altas
O Ibovespa (IBOV) recua nesta terça-feira (2), refletindo um reajuste ante o desempenho negativo dos ADRs do feriado na véspera, e em linha com o viés negativo dos ativos em Nova York.
Por volta das 12h50, as petroleiras estavam em destaque de queda no pregão, na esteira do petróleo Brent, que recuava 4,3% no pregão, negociado a US$ 75,83.
Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) recuavam 4,8% e 3,9%, respectivamente, os da Prio (PRIO3) perdiam 4,2% e as ações da 3R Petroleum (RRRP3) tinham queda de 4,5%.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
As ações da Vale (VALE3) também perdiam 3,1% no Ibovespa, acompanhando o movimento negativo de outras mineradoras no mundo.
O minério de ferro, importante termômetro as mineradoras, não teve negociações na bolsa de commodities de Dalian, na China, fechada devido ao feriado. Contudo, durante o fim de semana, a atividade fabril da China teve uma queda e passou a indicar contração.
O índice oficial de gerentes de compras de manufatura ficou em 49,2, abaixo da expectativa de 51,4 dos economistas.
A Vibra Energia (VBBR3) despencava 5,7% no pregão, com analistas esperando um impacto negativo nos resultados da empresa no 1T23.
Os resultados devem ser afetados por eventos não recorrentes, segundo o BTG Pactual, incluindo perdas “consideráveis” em estoques relacionadas a cortes de preços pela Petrobras.
Do lado positivo do Ibovespa, o IRB (IRBR3) liderava as altas, com salto de 4,6%. É o primeiro pregão da resseguradora de volta ao índice, depois de ser retirada no início do ano.
*Com informações de agência Reuters