BusinessTimes

Ibovespa: Por que Sabesp sobe mais de 17%? PETR4 dispara 10% após 1º turno

03 out 2022, 12:45 - atualizado em 03 out 2022, 12:48
Ações, Ibovespa, Mercados, B3, XP Investimentos
Petroleiras sobem no Ibovespa desta segunda-feira (3) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Confira as maiores altas e baixas do Ibovespa (IBOV) nesta segunda-feira (3):

Sabesp (SBSP3) voa mais de 17% (17,10%) após ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) estar na liderança no primeiro turno da eleição do estado.

Petrobras segue o movimento, com PETR4 disparando 9,17% e PETR3 em alta de 8,90%. O principal catalisador para o desempenho é o resultado do primeiro turno das eleições para a presidência da República, que mostrou uma disputa mais acirrada do que as pesquisas de intenções de voto indicavam.

PRIO (PRIO3) sobe 6% após seu conselho aprovar a aquisição de até 5,43% das ações de emissões da própria companhia. 3R Petroleum (RRRP3) sobe 5%.

As varejistas sobem. Magazine Luiza (MGLU3) dispara 10%, seguido por Via Varejo (VIIA3) em alta de 9,72%. Americanas SA (AMER3) sobe 6,71%.

Os bancos sobem. Banco do Brasil (BBAS3) dispara 7,96%, enquanto Itaú Unibanco (ITUB4) sobe 5,47% e Bradesco (BBDC4) tem ganhos de 5,24%. Banco Modal (MODL3) se valoriza 3,53% após informar que unificou a gestão executiva de suas verticais de negócios B2B e B2C.

As aéreas também operam na ponta positiva. Azul (AZUL4) dispara 9,31%, enquanto Gol (GOLL4) tem ganhos de 8,73%.

Taesa (TASA3;TASA4) opera em valorização de 2% após anunciar que seu conselho de administração aprovou a criação do Comitê de ESG.

No lado negativo, Yduqs (YDUQS3) recua 4,29% e Cogna (COGN3) perde 4% e assim, lideram as baixas. Mais cedo, os papéis despencaram 8,30% e 6,12%, respectivamente.

O movimento também acontece após o mercado digerir um primeiro turno apertado. Antes das eleições, o Morgan Stanley destacou que como o candidato a presidente Lula (PT) declarou que os programas Fies e Prouni vão voltar com força caso for eleito, os players desse setor listados podem acelerar se o cenário for concretizado.

Contudo, com 48,43% dos votos para o candidato do PT e 43,20% para Jair Bolsonaro (PL), levando as eleições para o segundo turno –, o efeito no setor de educação foi reverso.

Oi sobe, com OIBR3 em ganhos de 7,69% e OIBR4 em valorização de 6,02% mesmo após Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Claro anunciaram que iniciarão, junto à Câmara de Arbitragem do Mercado da B3, um processo arbitral contra a companhia. VIVT3 e TIMS3 operam em alta de 3,23% e 2,15%, respectivamente.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar