Mercados

Por que Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e BRF (BRFS3) estão no radar da semana

02 jul 2023, 18:12 - atualizado em 02 jul 2023, 18:13
Petrobras
Mercado segue à espera de mais estímulos na China após dados fracos de atividade industrial no país. (Imagem: Agência Petrobras)

Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e BRF (BRFS3) devem seguir no radar dos mercados nesta semana, disseram analistas.

As ações da estatal brasileira recuaram 3,8% na sexta, depois que a empresa anunciou um corte nos preços da gasolina para as distribuidoras, um dia antes da reoneração do PIS/Cofins para a gasolina e o etanol.

Para Goldman Sachs o anúncio reflete, até certo ponto, os recentes movimentos de preços internacionais. No entanto, destacou, o retorno dos impostos sobre combustíveis pode levar os investidores a ficarem preocupados com uma possível pressão política sobre a empresa.

O diretor de mesa de operações da Amur Capital,  Guilherme Schunke Toledo, afirmou que o mercado vai buscar ajustar para uma alteração de margem e de lucro no trimestre. O que, em outras palavras, deve implicar em maior volatilidade para os papéis da Petrobras.

Vale e BRF

O mercado segue à espera de mais estímulos na China após dados fracos de atividade industrial no país.

Na sexta, o contrato futuro de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações diurnas com queda de 0,7%. A Vale caiu 1,9%, a R$ 64,22.

Já a BRF subiu 3,24%, a R$ 8,91, em meio a expectativas relacionadas a uma capitalização sinalizada pela companhia.

De acordo com o Valor Econômico, a empresa anunciará na segunda-feira a oferta de ações para dar entrada ao investimento do fundo soberano da Arábia Saudita, Salic, e da Marfrig.

Para a Guide Investimentos, o anúncio será marginalmente positivo. A BRF, diz, tem endividamento elevado. A capitalização deve ajudar a redução a preocupação dos investidores com este endividamento, avalia.

“Além disso, a entrada de um investir árabe pode ajudar a destravar exportações para o oriente médio, um dos principais destinos das exportações de aves do Brasil”, afirma.

O que mais mexe com o Ibovespa

Na semana, os índices de gerentes de compras (ISM PMI) nos Estados Unidos na segunda-feira (manufaturas) e na quinta-feira (não-manufaturas) ditarão o rumo dos mercados, seguidos do payroll (relatório oficial de emprego), a ser divulgado na sexta-feira, disse o Itaú BBA.

“Há uma expectativa de enfraquecimento da economia americana, fator que ajuda a manter a tese de dólar fraco ao redor do mundo e dá suporte às visões de que o Fed encerrará o ciclo de alta da taxa de juros logo adiante”, comentou o banco em relatório assinado por Lucas Queiroz.

A reversão desta percepção poderia acarretar impactos no real, na trajetória da inflação e dos juros, avaliou o analista.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar