Ibovespa: Por que índice virou para queda e derrubou sequência de 8 altas?
O Ibovespa, que chegou a subir 0,50%, não conseguiu manter o fôlego e fechou em queda de 0,77%, a 108.194 pontos, quebrando sequência de oito altas consecutivas.
As fraquezas de ações blue chips, como Vale (VALE3) e bancos, pesaram. Com a bolsa, a Petrobras (PETR4) também diminuiu o ritmo de alta.
Mais cedo, a empresa divulgou a mudança na política de preços, criada no governo do Temer. Os analistas avaliam que a notícia não é das mais positivas, mas poderia ser pior.
Jean Paul Prates deu coletiva de imprensa mais cedo que acalmou os ânimos dizendo que o governo não irá fazer nenhum tipo de intervenção em relação a política de preços da empresa.
“Isso fez com que o mercado se animasse. Outro fator que pode justificar a alta do papel hoje são investidores comprando a ação hoje para usufruir de dividendos“, explica Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos.
No lado político, o relator do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, Claudio Cajado, deu entrevista citando mais detalhes sobre o texto e disse que espera que ele seja votado no máximo até a próxima semana.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma estar confiante com a aprovação do arcabouço.
“Na minha visão, não acho que a apresentação do arcabouço será suficiente para fazer com que os juros caiam no Brasil. Além disso, recentemente tivemos a divulgação de dados do IPCA acima do esperado, o que corrobora para os juros se manterem lá em cima. Por isso, que vemos hoje os juros subirem também”, coloca Cohen.
Para a Tullett Prebon Brasil, apesar de atender solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tirar salário mínimo e Bolsa Família dos gatilhos, o texto é positivo, pois traz os principais gatilhos que previa a PEC Emergencial.
Em Wall Street, o Dow Jones e S&P 500 fecharam em queda, após uma previsão decepcionante da companhia Home Depot e com dados de vendas no varejo dos Estados Unidos de abril apontando gastos mais fracos do consumidor, enquanto a incerteza sobre os juros e as negociações do limite de dívida minaram o humor.
Maiores quedas do Ibovespa
Se a Petrobras se safou da queda, o mesmo não pode ser dito ao Magazine Luiza (MGLU3). O papel derreteu mais 20%, penalizado após ter divulgado resultados ruins.
A empresa teve prejuízo líquido de R$ 309,4 milhões no primeiro trimestre, valor mais que três vezes maior que o prejuízo relatado no mesmo período de 2022, de R$ 98,8 milhões.
Já a 3R Petroleum (RRRP3) caiu depois de interrupção da produção do Polo Papa Terra após problemas em sistema de plataforma. Outro papel que enfrentou baixas hoje foi a BRF (BRFS3), com balanço abaixo do esperado.
Com informações da Reuters