BusinessTimes

Ibovespa: Por que ENBR3 dispara mais de 16%? ABEV3 e PETR4 caem

02 mar 2023, 12:34 - atualizado em 02 mar 2023, 12:34
Ibovespa
EDP lidera as altas do Ibovespa nesta quinta-feira (2) (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

Ibovespa (IBOV) operava com fraqueza na abertura do mercado desta quinta-feira (2), em um momento em que o mercado digere mais uma leva de balanços.

Por volta de 12h20, as ações da EDP Brasil (ENBR3) disparavam 16,51% e lideravam as altas da sessão. O movimento acontece após a empresa anunciar que irá fechar o capital. A controladora europeia protocolou um pedido de oferta pública para aquisição (OPA) da totalidade das ações ordinárias da empresa brasileira.

PRIO (PRIO3) aparece em segundo lugar, em valorização de 5,12% após registrar lucro líquido de US$ 189 milhões no quarto trimestre de 2022. O resultado mostra avanço de 19% ante igual período do ano anterior.

No mesmo horário, Qualicorp (QUAL3) e Petz (PETZ3) lideravam as baixas, em queda de 4,06% e 2,35%, respectivamente. Petrobras (PETR4) figura entre os destaques de queda, em desvalorização de 2%. O recuo acontece mesmo após a empresa divulgar lucro líquido recorrente de R$ 42,9 bilhões no 4T22, batendo as expectativas.

Assim como a petroleira, Ambev (ABEV3) também está no radar do mercado, após reportar lucro acima do esperado no 4T22. Apesar de mostrar avanço no trimestre, a ação caia 2,52%. Enquanto para a XP Investimentos, o lucro líquido “foi uma forte surpresa” e ficou “muito acima das estimativas” da casa de análises, analistas do setor agro do BTG Pactual veem os resultados do período como “fracos”.

Fora do Ibovespa, as ações da Oi (OIBR3) figuravam entre as maiores perdas, desabando 11,32%. Mais cedo, o papel chegou a cair quase 13%. O movimento acontece após a companhia informar que ajuizou um novo pedido de recuperação judicial, algo que já era esperado pelo mercado.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.