BusinessTimes

Ibovespa pode ter dia complicado e Ásia derrapa com PMI ruim da China

01 set 2022, 8:23 - atualizado em 01 set 2022, 8:23
Ásia
Ações na Ásia derrapam com dados ruins da indústria da China em agosto. (Imagem: Unsplash/Ralf Leineweber)

Ibovespa (IBOV) pode acabar abrindo setembro com o pé esquerdo nesta quinta-feira (1°). Ontem, o índice brasileiro virou na reta final do pregão e caiu 0,82% aos 109,5 mil pontos, contaminado pelos mercados globais.

Neste primeiro pregão do novo mês o movimento de aversão por ativos de risco tomou conta das principais bolsas de valores pelo mundo. Índices futuros em Nova York caíam até 1% enquanto que mercados na Europa perdiam até 1,5% nesta manhã.

As bolsas de valores na Ásia tiveram um pregão ainda mais corrosivo, com investidores pesando a mão após pesquisa do setor privado indicar retração da atividade industrial da China em agosto.

O índice Shanghai Composite (listado em Xangai) caiu 0,54% e fechou o dia com 3,184.98 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) cedeu 0,86% aos 4.043,74 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações de chips

Além dos dados preocupantes revelados pelo PMI do Caixin sobre o desempenho da indústria chinesa, as companhias asiáticas produtoras de chips e semicondutores viram suas ações caíram ainda mais nesta quinta-feira com a jogada dos Estados Unidos.

O governo Biden solicitou à Nvidia (NVDC34) que reduza sua venda de chips com inteligência artificial para empresas chinesas, citando questões de segurança nacional. A reação dos investidores na Ásia foi automática.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 1,79% e encerrou o dia com 19.597,31 pontos.

As ações da taiwanesa TSMC (TSMC34), maior produtora global de semicondutores, caíram 2,87%. Já os papéis das sul-coreanas Samsung e SK Hynix despencaram 2,18% e 2,94%, respectivamente.

Bolsas asiáticas hoje (01/09/2022)

Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:

No Japão, o Nikkei 225 retrocedeu 1,53% com 27.661,47 pontos.

Em Taiwan, o Taiex contraiu 1,94% com 14.801,86 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi despencou 2,28% com 2.415,61 pontos.

Na Austrália, no Pacífico, o ASX 200 recuou 2,02% com 6.845,60 pontos.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.