Bolsas Asiáticas

Ibovespa pode seguir mau humor externo; China escapa de pregão de baixa ao cortar juros

22 ago 2022, 8:23 - atualizado em 22 ago 2022, 8:23
Bolsas Asiáticas BC China People's Bank of China
Ibovespa pode ser puxado para baixo com mercados globais. China corta taxa de empréstimos para reaquecer economia. (Imagem: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

Ibovespa (IBOV) pode correr o risco de ser contaminado nesta segunda-feira (22) pelo mau humor dos mercados globais. Na sexta-feira (19), o índice brasileiro tombou 2,04% fechando o dia aos 111,4 mil pontos.

Investidores têm reduzido o apetite por ativos de risco se antecipando ao discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que fará discurso nesta sexta-feira (26), no segundo dia do Jackson Hole – evento que reúne os principais líderes de bancos centrais mundo afora.

Nesta manhã, as Bolsas de valores na Europa e os índices futuros em Nova York cediam mais de 1% com o temor por juros mais elevados nos Estados Unidos.

Na mesma toada, os mercados acionários na Ásia tiveram um pregão negativo. A exceção ficou à cargo das ações na China – o país cortou as taxas de juros sobre empréstimos incentivando a liquidez.

O índice Shanghai Composite (listado em Xangai) subiu 0,61% e fechou o dia com 3.277,79 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) avançou 0,73% aos 4.181,40 pontos.

Reanimar a economia

Ao contrário do amplo movimento feito  pela maioria dos bancos centrais, que elevam juros para conter a inflação e comprometem o crescimento do país, a China corta taxas de empréstimos na tentativa de reaquecer sua economia.

A taxa de empréstimo primária de um ano (LPR) foi reduzida em 5 pontos base, para 3,65%, na fixação mensal do banco central nesta segunda-feira, enquanto a LPR de cinco anos foi cortada em 15 pontos, para 4,30%.

Isso ajudou os mercados acionários locais escaparem da correção de preços vistas em outras bolsas de valores pela região.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,59% e encerrou o pregão com 19.656,98 pontos.

Bolsas asiáticas hoje (22/08/2022)

Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:

No Japão, o Nikkei 225 cedeu 0,47% com 28,794.50 pontos.

Em Taiwan, o Taiex perdeu 1,06% com 15.245,14 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi derrapou 1,21% com 2,462.50 pontos.

Na Austrália, no Pacífico, o ASX 200 recuou 0,95% com 7,046.90 pontos.

?Siga o Money Times no Instagram!?

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar