BusinessTimes

Ibovespa pode começar agosto dividido, com Ásia para cima e commodities para baixo

01 ago 2022, 8:16 - atualizado em 01 ago 2022, 8:50
HSBC
Ibovespa busca direção neste início de agosto. Ações do HSBC listadas em Hong Kong disparam 5% nesta segunda-feira. (Imagem: Reuters/Reinhard Krause)

Ibovespa (IBOV) encerrou julho com valorização de 4,2% e deixou os investidores com gosto de quero mais. Nesta segunda-feira (1°), o índice brasileiro começa agosto em meio à volatilidade dos mercados globais.

Enquanto os índices futuros em Nova York e o petróleo operam em queda nesta manhã, as bolsas de valores na Ásia tiveram um pregão positivo, com destaque para o desempenho das ações do HSBC listadas em Hong Kong.

O banco anunciou uma queda de US$ 1,7 bilhão em seu lucro antes de taxas, encerrando o segundo trimestre com saldo de US$ 9,2 bilhões.

Ao mesmo tempo, o HSBC elevou sua expectativa de retorno com ativos tangíveis em 2023 para crescimento de 12% ante a última estimativa de 10% em fevereiro.

As ações do banco listadas em Hong Kong fecharam em alta de 4,96% nesta segunda-feira.

Techs em queda

Em Hong Kong, o Hang Seng conseguiu reverter as quedas na abertura e subiu 0,05%, encerrando o dia com 20.165,84 pontos.

O setor de tecnologia puxou os mercados da região para baixo, com as ações da gigante chinesa Alibaba (BABA34) cedendo 3,76%.

O papel ainda chegou a recuar mais de 5% no início do pregão ao passo que o Alibaba foi adicionado à lista de companhias com risco de deslistagem em operações nas corretoras dos Estados Unidos.

Na agenda econômica, o PMI de manufatura da China (Caixin/Markit) teve melhor leitura que a esperada pelo mercado. O indicador somou 50,4 pontos em julho, apesar da previsão de 51,5 pontos encomendada pela Reuters.

O dado medido pela iniciativa privada veio melhor que os números oficiais do governo chinês, que apontam para uma contração da atividade fabril no mesmo período.

O índice Shanghai Composite (listado em Xangai) ganhou 0,28% e fechou o dia com 3.259,96 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) avançou 0,45% aos 4.188,68 pontos.

Bolsas asiáticas hoje (01/08/2022)

Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:

No Japão, o Nikkei 225 subiu 0,69%, com 27.993,35 pontos.

Em Taiwan, o Taiex teve ligeira queda de 0,12% com 14.981,69 pontos.

Na Coreia do Sul, o Kospi avançou 0,03% com 2.452,25 pontos.

Na Austrália, no Pacífico, o ASX 200 ganhou 0,69% com 6.993,00 pontos.

?Money Times é Top 9 em Investimentos!?

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar