Ibovespa pode cair de novo hoje: Ações na China sobem, mas resto da Ásia segue perdendo
O Ibovespa (IBOV) fechou o primeiro pregão da semana em forte queda, seu menor patamar desde janeiro. Nesta terça-feira (14), o índice tem poucos sinais para se animar ao olhar para o fechamento das bolsas de valores asiáticas.
A maioria dos mercados acionários da Ásia manteve o viés de baixa hoje, o movimento de leve recuperação das perdas dos últimos pregões ficou restrito às ações listadas na China.
Na China continental, o índice Shanghai Composite (listado em Xangai) saltou 1,02% para 3,288.91 pontos, enquanto que o CSI 300 (operado em Shenzhen) subiu 0,79% para 4.222,31 pontos.
Em Hong Kong, o Hang Seng fechou no zero a zero com 21,067.99 pontos. Ações do Alibaba (BABA34) tiveram queda de 2,7%.
Risco de recessão X Volcker
Investidores globais seguem cautelosos com ativos de risco à medida que o sentimento de recessão nos Estados Unidos num futuro próximo se consolida.
A inversão na curva de juros norte-americana é um dos dos sinais que historicamente indica que uma recessão está por vir.
No último pregão, os títulos públicos (tresuaries) com vencimento de 2 anos superaram o rendimento dos tresuaries de 10 anos.
Títulos mais longos normalmente pagam mais que os papéis mais curtos.
“Ativos de risco afundaram ao passo que o risco de recessão aumenta dados a inversão na curva de juros e a expectativa do Federal Reserve fazer um Volcker“, disse em nota Tapas Strickland, diretor econômico do Banco Nacional da Austrália.
Na década de 80, o então chairman do Fed, Paul Volcker, combateu a inflação recorde nos EUA ao elevar os juros ao patamar de 20% ao ano e colocar o país em um quadro de recessão econômica.
Bolsas asiáticas hoje (14/06/2022)
Confira o desempenho dos principais mercados acionários da região:
No Japão, o Nikkei 225 caiu 1,32% com 26,629.86 pontos.
Em Taiwan, o Taiex teve ligeira queda de 0,15% com 16.047,37 pontos.
Na Coreia do Sul, o Kospi cedeu 0,46% com 2,492.97 pontos.
Na Austrália, o ASX 200 afundou 3,55% com 6,686.00 pontos, na volta de feriado local.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.