Ibovespa: Petrobras (PETR4) dispara 3% e Vale (VALE3) avança nesta terça (18); entenda
O Ibovespa opera sem direção definida nesta terça-feira (18), com os dados da China e os resultados trimestrais de bancos nos EUA no radar, enquanto os investidores aguardam o novo arcabouço fiscal no Congresso.
Por volta das 13h, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) lideravam as altas do pregão, subindo 2,97% e 3,03%, respectivamente.
No mesmo horário, o petróleo Brent avançava 0,52% na Bolsa de Londres, negociado a US$ 85,20. Na véspera, a petroleira estatal também foi destaque positivo do Ibovespa, após uma série de notícias envolvendo a companhia.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Os papéis ligados a commodities metálicas também eram destaque positivo no pregão. A CSN Mineração (CMIN3) subia 0,43%, a Usiminas (USIM5) avançava 1,06%, a CSN (CSNA3) tinha alta de 1,64%, a Gerdau (GGBR4) tinha um desempenho positivo de 0,08%, a Vale (VALE3) avançava 0,64% e a Metalúrgica Gerdau (GOAU4) subia 0,09%.
O movimento em bloco pega carona nos dados positivos de crescimento da China, divulgados na noite de segunda-feira (17), explicam analistas.
Fora do Ibovespa, o Grupo Fleury (FLRY3) e a Hermes Pardini (PARD3) eram outros destaques corporativos do pregão, após novas estimativas sobre combinação de negócios.
O Fleury elevou as projeções de sinergias anuais a R$ 200-220 milhões em Ebitda incremental, segundo a companhia. A captura da maior parte (95%) deve ocorrer em 36 meses após a conclusão da operação.
Apesar disso, FLRY3 tinha leve queda de 0,07% e PARD3 perdia 1,39% no pregão.