Ibovespa: PETR3 despenca 8%, MGLU3 perde 7% e BBAS3 recua 4%; entenda
O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (14), enquanto investidores digerem os nomes anunciados por Lula e Haddad para o governo e a Economia em 2023.
Por volta das 13h, as ações de estatais eram destaques de queda pelo segundo pregão consecutivo.
As ações da Petrobras (PETR4;PETR3) recuavam 6,9% e 7,8%, respectivamente, após a aprovação da mudança na Lei das Estatais na última terça-feira (13) na Câmara dos Deputados.
Segundo o BTG, a petroleira segue como uma ação que já não é barata o suficiente, mesmo considerando o pagamento de dividendos.
Já o Banco do Brasil (BBAS3) operava em queda de 3,4% no Ibovespa, após a determinação da Câmara.
Segundo a Guide Investimentos, uma eventual mudança na Lei das Estatais que facilite a indicação de nomes políticos pode prejudicar a rentabilidade do banco.
Outro destaque negativo era a Ambev (ABEV3), que perdia 3%, com a perspectiva de fim da desoneração tributária gerada pelo pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP).
O Magazine Luiza (MGLU3) perdia 7,8%, em sessão negativa para ações ligadas ao consumo, diante da disparada dos juros futuros locais. Os papéis da Americanas (AMER3) e Via (VIIA3) tinham quedas de 6,6% e 5,3%, respectivamente.
Do lado positivo do Ibovespa, a Suzano (SUZB3) subia 2,1%, depois de recuar 6% na véspera e com a desvalorização do real frente ao dólar.
Já a Prio (PRIO3) avançava 1,2%, na esteira do preço do petróleo, depois que a Opep e a Agência Internacional de Energia projetaram recuperação da demanda para o próximo ano, e com agentes do mercado na expectativa pela decisão de juros nos EUA.
*Com informações de agência Reuters