Mercados

Ibovespa perde o ânimo e fecha abaixo dos 120 mil pontos; dólar sobe para R$ 6,11

08 jan 2025, 18:14 - atualizado em 08 jan 2025, 18:38
queda-ibovespa-ibov
(Imagem: iStock/Lemon_tm)

Apesar de iniciar o pregão no positivo, o Ibovespa virou para queda, perdendo os 120 mil pontos e a sequência de alta das últimas sessões. Em meio a isso, o dólar a vista subiu 0,08%, chegando em R$ 6,11.

O índice fechou em queda de 1,27%, a 119.624,51 pontos.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

No pano de fundo, o clima de preocupação com a aproximação da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e suas medidas pairam nos mercados, além dos próximos passos do Federal Reserve (Fed).

As autoridades do Fed têm sinalizado que novos cortes na taxa de juros estão suspensos por enquanto devido ao progresso lento da inflação e a uma economia dos Estados Unidos ainda forte, mas a ata da reunião de dezembro do banco central pode mostrar até que ponto esse sentimento é compartilhado entre elas em meio a um ambiente econômico incerto sob o novo governo Trump.

De acordo com Rafael Passos, sócio e analista da Ajax Asset, parte do mercado já está adiando cortes de juros que poderiam ocorrer primeiro semestre, estimando para a partir de julho.

“Esse contexto dos juros americanos altos por mais tempo, querendo ou não, prejudica o fluxo para emergentes. O macro é mais negativo para mercado de emergentes de forma geral”, afirmou. “Quando a gente olha para o Brasil, vemos um dólar mais apreciado e esse mau humor aqui nas bolsas locais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As altas e baixas do Ibovespa

Liderando as quedas do dia, o Carrefour (CRFB3) derreteu 12,20%. Entre os destaques negativos, há ainda Magazine Luiza (MGLU3) e Petz (PETZ3), com -6,52% e -4,19%, respectivamente.

As ações de maior peso na bolsa, Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4) também apresentaram quedas na sessão de hoje. Os papéis caíram 0,96%, 0,95% e 0,81%, respectivamente.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.