Ibovespa perde força e passa a cair com realização de lucros
O Ibovespa, que abriu em alta, passou a cair na sessão desta terça-feira (09) com a realização de lucros, após ementar uma boa sequência de altas.
Em Wall Street:
A falta de indicadores no dia aumenta a influência do dado de inflação de amanhã sobre as negociações, assim como a repercussão de mais uma bateria de resultados corporativos.
Em relatório preliminar divulgado ontem, o Federal Reserve de Nova York espera que as pressões inflacionárias devem recuar em julho, sugerindo margem para um aperto monetário mais brando.
Investidores também repercutem a ata da última reunião do Copom, que elevou a Selic a 13,75% ao ano, com economistas chamando a atenção para a sinalização do Banco Central (BC) de que a taxa deve seguir em território significativamente contracionista por um período suficientemente prolongado.
Na visão do Departamento de Economia do Bradesco, o BC encerrou o ciclo de alta em 13,75% e a taxa básica de juros deve seguir neste patamar até meados de 2023, segundo relatório.
Outro dado no radar dos agentes financeiros nesta sessão, o IPCA teve queda de 0,68% em julho, primeira deflação mensal desde maio de 2020, ajudado pela quedas nos preços de combustíveis e energia elétrica após medidas do governo. O índice acumulado em 12 meses agora está em 10,07%.
Felipe Sichel, sócio e economista-chefe do Banco Modal, diz que o cenário inflacionário permanecerá benigno para o mês de agosto dado o corte de preço de gasolina no final de julho.
No entanto, ele avalia que a dinâmica do mercado de trabalho e a nova rodada de estímulos fiscais representam riscos altistas no médio prazo, embora contrapostos tanto pela dinâmica recente de commodities, como pelo aperto monetário, conforme comentário enviado a clientes.
Entre para o grupo do Money Times no Telegram!
Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!
Com Reuters