BusinessTimes

Ibovespa se aproxima de 104 mil pontos com TIM e Vivo entre maiores altas

20 jul 2020, 12:35 - atualizado em 20 jul 2020, 12:36
Ibovespa Mercados Ações B3 B3SA3
Setor de telecomunicações anima negócios no Ibovespa (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

A bolsa paulista não mostrava uma tendência clara na primeira meia hora de pregão nesta segunda-feira, após flertar com os 103 mil pontos, com o começo da semana marcado por cenário externo sem direção comum e vencimento de opções sobre ações no pregão brasileiro.

TIM (TIMP3) e Telefônica Brasil (VIVT4) lideravam as altas do Ibovespa , após apresentarem proposta conjunta, que ainda incluiu a América Móvil, pela unidade de telefonia celular da Oi.

Às 12:35 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) subia 0,74%, a 103.644,59 pontos.

O Ibovespa renovou na última sexta-feira máximas desde março, engatando a terceira semana com desempenho positivo e ampliando a alta no mês para 8,2%.

No exterior, Wall Street não mostrava uma direção única, tendo no radar salto nos casos de Covid-19, embora notícias sobre vacinas contra o coronavírus trouxessem algum alento. o S&P 500 mostrava melhora e subia 0,26%.

Dados apontaram que a vacina experimental da AstraZeneca contra a Covid-19 se mostrou segura e produziu resposta imunológica em testes clínicos de estágio inicial feitos em voluntários saudáveis.

Otimismo com vacinas contagia mercados globais (Imagem: Agência Brasília/Acácio Pinheiro)

Em paralelo, a alemã BioNTech e a norte-americana Pfizer relataram que dados adicionais de sua vacina experimental mostraram que ela é segura e induziu resposta imunológica nos pacientes.

Na avaliação do estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, os mercados estão entrando na terceira fase de um mini ciclo econômico, sendo que a primeira foi marcada pela ‘parada brusca’ do mundo (fevereiro e março) e a segunda pela recuperação em ‘V’, que começou a ficar mais clara desde maio.

“Nesta terceira fase, o qual acredito que estamos entrando, a recuperação econômica se mostra mais errática e heterogênea entre regiões, países e setores da economia”, afirmou, ponderando contudo que isso não significa um cenário negativo.

“Mas um ambiente em que haverá uma enorme diferenciação da recuperação entre países e regiões do mundo, assim como entre setores da economia e ações/empresas específicas”, afirmou.

No Brasil, agentes financeiros também estão atentos ao começo da temporada de resultados, com WEG abrindo o calendário do Ibovespa no próximo dia 22.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Setor de telecomunicações decola, após oferta pela unidade móvel da Oi (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

TIM (TIMP3) subia 9,22% e Telefônica Brasil (VIVT4) avançava 7,82%, após apresentaram uma proposta conjunta, que ainda incluiu a América Móvil, pela unidade móvel da operadora Oi, em recuperação judicial. Oi (OIBR4) saltava 12,93% e Oi (OIBR3) disparava 7,44%.

Marfrig (MRFG3) valorizava-se 5,07%, como setor de proteínas mais uma vez entre os destaques positivos, em meio a perspectivas otimistas para os resultados da empresa. Minerva (BEEF3) subia 4,01% e JBS (JBSS3) tinha elevação de 3,23%.

Embraer (EMBR3) recuava 1,55%, após reportar queda nas entregas de aviões no segundo trimestre para 17 jatos, de 51 unidades no mesmo período do ano anterior, atribuindo o desempenho à pandemia de Covid-19.

Magazine Luiza (MGLU3) mostrava alta de 4,77%, com o setor de varejo com foco relevante no e-commerce também entre os destaques positivos na expectativa de números bons sobre o segundo trimestre, quando as vendas online ganharam força com medidas de isolamento social por causa do coronavírus.

B3 (B3SA3) subia 2,39%, beneficiada pelas perspectivas favoráveis para o mercado de capitais dado o cenário de taxas de juros no país, com números operacionais mensais divulgados pela empresa com forte crescimento de volumes alimentando apostas otimistas.

Sabesp (SBSP3) perdia 2,11%, conforme agentes financeiros continuam digerindo a sanção do novo marco regulatório do saneamento básico no país, que deu forte suporte aos papéis da empresa de água e esgoto do Estado de São Paulo.

Papéis da Sabesp sofrem correção à medida que cenário da privatização se apresenta (Imagem: Instagram/Sabesp)

Petrobras (PETR3) cedia 0,21%, enquanto Petrobras (PETR4) subia 0,48%, em sessão com fraqueza dos preços do petróleo no mercado internacional. O Brent cedia 0,4%.

Vale (VALE3) tinha acréscimo de 0,39%, mesmo com o declínio dos preços do minério de ferro na China, diante de alta nos estoques do material nos portos do país, enquanto perspectivas otimistas de uma forte demanda doméstica no resto do ano tenham limitado as perdas.

Bradesco (BBDC4) subia 0,31%, em sessão sem tendência única para as ações dos bancos no Ibovespa, com Itaú Unibanco (ITUB4) em baixa de 0,29%.

reuters@moneytimes.com.br