Ibovespa recua em meio a intenso noticiário corporativo
O Ibovespa (IBOV) recuava nesta quinta-feira, em meio a uma enxurrada de balanços corporativos, com Ultrapar desabando cerca de 10% após resultado abaixo do esperado no segundo trimestre, enquanto Americanas (AMER3) era destaque positivo após aquisição do Natural da Terra.
Às 10:53, o Ibovespa caía 0,78 %, a 121.107,95 pontos. O volume financeiro somava 5 bilhões de reais.
Apesar da recepção negativa para alguns balanços nesta sessão, a equipe da XP Investimentos avalia os resultados do segundo trimestre como sólidos até agora, com 69% das empresas reportando lucro operacional (Ebitda) em linha ou acima das suas expectativas.
“A revisão (nas projeções) de lucros segue forte após temporada do segundo trimestre”, afirmou a equipe comandada por Fernando Ferreira em comentário a clientes.
Destaques
Ultrapar (UGPA3) desabava 10,1% após balanço do segundo trimestre lucro líquido ajustado de 290 milhões de reais. Incluindo efeito de uma baixa contábil realizada na rede de farmácias Extrafarma, o resultado ficou negativo em 18 milhões de reais.
Minerva (BEEF3) perdia 7,2%, após disparar no final do pregão da quarta-feira com ruídos sobre eventual fechamento de capital da companhia. Em esclarecimentos ao mercado, a maior exportadora de carne bovina da América do Sul disse que não pretende fechar o seu capital.
Via Varejo (VVAR3) recuava 6,6%, mesmo após dobrar o lucro no segundo trimestre, enquanto o resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado caiu 12,6%, a 485 milhões de reais, abaixo das previsões de analistas, com a margem encolhendo 4,4 pontos percentuais, para 6,2%.
Qualicorp (QUAL3) caía 5,9%, ampliando as perdas da véspera, quando desabou 15,6%, com o noticiário nesta sessão trazendo anúncio de aquisiçao pela companhia do Grupo Elo por 129,5 milhões de reais, além de acordos comerciais com a Seguros Unimed e a Central Nacional Unimed (CNU).
Hapvida (HAPV3) valorizava-se 2,7%, apesar da queda do lucro no segundo trimestre, ainda afetado pela dinâmica da pandemia de Covid-19. Analistas destacaram positivamente melhor resultado financeiro e custos médicos mais controlados do que pares, entre outros elementos.
Americanas (AMER3) subia 2% após acordo para comprar a rede de hortifruti Natural da Terra por 2,1 bilhões de reais. A companhia também divulga balanço do segundo trimestre após o fechamento. A média das projeções compiladas pela Refinitiv aponta Ebitda de 219,35 milhões de reais.