BusinessTimes

Ibovespa oscila pouco na abertura com viés negativo no exterior

27 jan 2021, 10:47 - atualizado em 27 jan 2021, 11:28
Ibovespa
Às 10:45, o Ibovespa caía 0,02%, a 116456,22 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A bolsa paulista não mostrava uma tendência clara nesta quarta-feira, em meio a viés relativamente negativo no exterior e com papéis de siderurgia e mineração pesando, enquanto Cielo disparava após abrir a temporada de balanços do Ibovespa com resultado trimestral bem avaliado por analistas.

Às 10:59, o Ibovespa subia 0,13%, a 116.615,79 pontos, tendo já atingido 115.455,82 pontos na mínima e 116.616,21 pontos na máxima. O volume financeiro era de 5,1 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, Wall Street sinalizava uma abertura negativa, em sessão marcada pela divulgação da decisão de política monetária do Federal Reserve, com a temporada de resultados incluindo os números de Apple, Tesla e Facebook no final do dia.

No Brasil, o BTG Pactual observa que permanece a apreensão quanto ao rumo da economia, citando turbulências políticas e muitas incertezas em diversos segmentos, como o andamento das reformas necessárias, o sucesso da vacinação e as eleições das presidências do Congresso, entre outros.

“Tudo isso deixa o índice muito volátil”, afirma a área de gestão do banco a clientes.

Os analistas Fernando Bresciani e Pedro Galdi, da Mirae Asset, afirmam continuar com visão positiva para o Ibovespa, mas endossam a premissa da equipe do BTG dizendo esperar volatilidade ao longo dos próximos meses, de acordo com relatório a clientes mais cedo.

Destaque

Vale (VALE3) perdia 2,2%, em sessão negativa para o setor de mineração e siderurgia, com Usiminas (USIM5) perdia 2,5%, Gerdau (GGBR4) recuava 2,4% e CSN (CSNA3) caía 2,1%.

Os futuros do minério de ferro na China caíram nesta quarta-feira, pressionados por preocupações com uma provável redução na produção de siderúrgicas atingidas por perdas devido aos elevados custos de produção e à fraca demanda.

Cielo (CIEL3) subia 7%, após divulgar na noite da véspera aumento do lucro no quarto trimestre, com o foco no segmento mais lucrativo de pequenos clientes e uma política de redução de custos.

Em teleconferência, executivos da Cielo afirmaram nesta quarta-feira que não há mais condições de uma empresa de pagamentos se manter no mercado apenas como adquirente e que a companhia está avaliando oportunidades de se desfazer de ativos de maneira viável.

Itaú Unibanco (ITUB4) subia 1%, após fortes perdas na véspera, com Bradesco (BBDC4) avançando 1,2%, com o setor como um todo ensaiando uma recuperação.

Petrobras (PETR3) subia 0,2%, em sessão de fraqueza dos preços do petróleo no exterior, com Petrobras (PETR4) subia 0,1%.

No radar, o sindicatos de trabalhadores ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu apoiar uma paralisação que tem sido preparada por caminhoneiros para a partir de 1° de fevereiro em entre as pautas o protesto contra os preços do diesel, disse a entidade em comunicado.

Eletrobras (ELET3ELET6) subiam 2,8% e 1,5%, recuperando-se de fortes perdas na véspera, quando o desempenho dos papéis foi afetado pela renúncia do presidente-executivo.

(Atualizada às 11h27)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar