Ibovespa opera entre perdas e ganhos, com inflação dos EUA no radar
O Ibovespa operava entre perdas e ganhos nesta sexta-feira (28), com inflação dos Estados Unidos e política monetária do país no radar.
O principal índice da bolsa abriu o pregão no vermelho, passou a subir após a divulgação de dados de inflação nos EUA, mas por volta das 11h20 recuava 0,03%, aos 112,5 mil pontos.
Um dos indicadores que o Federal Reserve (Fed) usa para medir a inflação, o PCE subiu 4,9% em dezembro, na comparação anual, maior ganho desde setembro de 1983, segundo o Departamento de Comércio.
O índice ficou ligeiramente superior à estimativa de 4,8%, segundo projeções reunidas pela Dow Jones. O ganho na comparação mensal foi de 0,5%, em linha com as expectativas.
Petróleo em alta e salto do minério de ferro na Ásia ajudavam a sustentar o Ibovespa, com impulso às ações de companhias ligadas a essas commodities. Mercado também digeria dados de desemprego e de crédito no Brasil.
No entanto, a proximidade do feriado do Ano Novo chinês, que acontece na terça-feira (1), reduz em parte a euforia com as commodities, disse o BB Investimentos em relatório de abertura de mercado nesta sexta.
O movimento reforçaria a expectativa de alguma perda de fôlego para Ibovespa e dólar, segundo a instituição.
*Com informações da Reuters