Mercados

Ibovespa recua com exterior reticente; Localiza e Unidas disparam com anúncio de fusão

23 set 2020, 12:40 - atualizado em 23 set 2020, 12:42
A intenção de fusão da Localiza com a Unidas criará uma gigante de locação de veículos (Imagem: Money Times)

A bolsa paulista mostrava pequenas variações nos primeiros negócios desta quarta-feira, em meio a um ambiente externo ainda reticente, com o noticiário corporativo brasileiro destacando anúncio de fusão entre Localiza e Unidas, que criará uma gigante de locação de veículos.

Às 12:40 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) caía 0,66%, a 96.640,57 pontos.

Em Wall Street, a repercussão positiva do balanço trimestral da Nike era ofuscada por dados mostrando que a atividade empresarial nos Estados Unidos desacelerou em setembro, afetada principalmente pelo setor de serviços. O S&P 500 (SPX) cedia 0,37%.

No Brasil, a XP Investimentos avaliou que os holofotes também estão voltados para o palco político, com destaque para proposta de recriação do imposto sobre transações e a PEC do Pacto Federativo, conforme nota a clientes mais cedo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Ações da Unidas disparam quase 20% nesta quarta-feira (Imagem: Divulgação/Unidas)

Localiza (RENT3) disparava 12,70%, a 58,31 reais, após anunciar acordo que prevê incorporação de ações da Unidas pela empresa, criando uma gigante no segmento de locação de veículos. Na máxima da sessão, chegou a 60,29 reais, recorde intradia.

Unidas (LCAM3), que não está no Ibovespa, saltava 18,36%, a 25,08 reais, tendo alcançado 25,95 reais no melhor momento.

IRB Brasil RE (IRBR3) avançava 7,83%, após divulgar prejuízo líquido de 62,4 milhões de reais em julho, reduzindo a perda de 292,6 milhões de reais um mês antes. Excluindo-se o impacto dos negócios descontinuados, o mês de julho registraria lucro líquido 36 milhões de reais.

Marfrig (MRFG3) recuava 3,68%, com o setor de proteínas entre os destaques de baixa, com Minerva (BEEF3) caindo 2,76% e JBS (JBSS3) perdendo 1,96%.

Analistas do Bradesco BBI afirmaram em nota a clientes que estão preocupados com a chance de os incêndios nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul intensificarem os desafios enfrentados devido à escassez de gado no mercado brasileiro e impactando negativamente as margens da carne bovina.

Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) recuavam 1,34% e 1,41%, respectivamente, com ações de bancos como um todo no vermelho, pesando no Ibovespa, enquanto permanecem ruídos sobre eventual tributação de transações correntes, entre outros.

Lojas Americanas estreou no mercado internacional (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Lojas Americanas (LAME4) caía 3,5%, capitaneando as perdas no setor de varejo, com nomes como Lojas Renner (LREN3) e Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) também mostrando sinal negativo.

Vale (VALE3) subia 1,18%, atenuando a pressão de baixa no Ibovespa, enquanto o setor de mineração e siderurgia mostrava desempenho misto nessa sessão, com destaque para CSN (CSNA3)em baixa de 1,73% e siminas (USIM5) caindo 0,74%, mas com Gerdau (GGBR4) ganhando 0,29%.

Petrobras (PETR4) cedia 0,14% e Petrobras (PETR3) subia 0,42%, com os preços do petróleo ensaiando melhora no exterior.

De pano de fundo, foi deflagrada nova fase da operação Lava Jato para aprofundar investigações sobre “possíveis atos de corrupção e lavagem de dinheiro” em contratos entre a empresa e fornecedores, disse o Ministério Público Federal (MPF).

reuters@moneytimes.com.br