Ibovespa: O recado do governo que contribui para o alívio dos mercados
O Ibovespa (IBOV) subia na abertura do pregão desta sexta-feira (18) em dia positivo para os índices futuros em Nova York. Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,37%, aos 110,1 mil pontos.
O desempenho positivo da Bolsa brasileira é apresentado após fortes recuos e depois que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em entrevista à jornalista Míriam Leitão, defendeu a responsabilidade fiscal.
Alckmin garantiu que a PEC da transição é emergencial e que os gastos do governo atual serão revisados pela nova gestão. O vice-presidente eleito também disse que haverá mecanismos para equilibrar as contas públicas.
Além das discussões sobre o governo eleito, o mercado monitora a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 10h, em evento da Bloomberg. A expectativa é de que ele comente possíveis implicações para o cenário de inflação.
Mercados no exterior
Em dia de agenda sem indicadores ou eventos relevantes, mercados ajustam posições após os fortes movimentos ocorridos ao longo da semana.
As taxas dos treasuries, disse o BB Investimentos, tendem a subir, com investidores avaliando discursos altistas de membros do Fed, após taxas terem sido derrubadas por indicadores de inflação (CPI e PPI) abaixo do esperado.
Ontem, James Bullard, presidente do Fed Boston, usou a Regra de Taylor para argumentar que a taxa de juros deveria ficar entre 5% e 7% para levar a inflação de volta à meta de 2%.
Quanto ao dólar, após perder força ante pares principais (DXY) por conta da perspectiva de um Fed menos agressivo, tende a recuperar parte de sua força, na avaliação do BB Investimentos.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!