Ibovespa: O que impulsiona a Bolsa nesta terça
O Ibovespa (IBOV) subia nesta terça-feira (9), na contramão dos mercados internacionais, impulsionado por melhores expectativas sobre a inflação. Por volta das 14h, o principal índice da Bolsa brasileira subia 1,25%, aos 107,3 mil pontos.
Mais cedo, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, mostrou que a autoridade monetária espera no segundo semestre uma queda relevante na inflação acumulada em 12 meses.
Com isso, os juros futuros recuam, e dão impulso para os papéis de empresas como Magazine Luiza (MLUG3), Natura (NTCO3) e Via (VIIA3).
Os papéis da varejistas também são contagiados pelo ânimo do mercado com a Natura, segundo o analista Fernando Ferrer, da Empiricus. “Estamos no meio da temporada de resultados, o que acaba gerando reações no mercado e um efeito mais técnico”, explica.
De acordo com ele, quando saem resultados um pouco acima do esperado no setor, aqueles que estão shorteados em varejo desmontam a posição e compram os papéis, “criando um efeito positivo de alta”.
Apesar do prejuízo de R$ 652 milhões, a rentabilidade da Natura veio acima do esperado. Ruben Couto e a equipe do Santander pontuam que o balanço mostra o comprometimento da administração com a geração de caixa.
Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e bancos também subiam na Bolsa, ajudando a sustentar a alta do Ibovespa.