Mercados

Ibovespa: O que amarga o humor dos investidores nesta terça-feira

14 fev 2023, 12:58 - atualizado em 14 fev 2023, 13:08
B3 Ibovespa Mercados Ações
Ibovespa enfrenta volatilidade nesta terça-feira de balanços e cenário externo arisco (Imagem: Bloomberg)

O Ibovespa firmou queda nesta terça-feira (14), após sinais de melhora no começo da manhã. Por volta das 12h53, o índice caia 0,68%, a 108.088 pontos. Poderia ser pior, já que Vale (VALE3) e Banco do Brasil (BBAS3) sobem.

No campo macro, os investidores repercutem as falas de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em meio à críticas de Luiz Inácio Lula da Silva ao patamar da taxa de juros.  Mas o que amargou o humor dos investidores mesmo foi Wall Street:

  • Nasdaq caia 0,61%;
  • S&P 500 tinha queda de 0,63%;

Além disso, de acordo com uma fonte ouvida pelo Money Times, o mercado está sem liquidez. “Amanhã tem vencimento de opções sobre o Ibovespa e vencimento do índice”, completa.

Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) apontou melhoras em janeiro de 0,5%. O número fico em linha com as expectativas.

Apesar disso, o analista Rodrigo Cohen, co-fundador da Escola de Investimentos, diz que aumentaram as apostas para mais altas dos juros nos EUA, com títulos públicos (treasuries) disparando.

Já no Roda Vida, programa da TV Cultura, Campos Neto tratou de colocar panos quentes na queda de braço com o governo.

“O clima foi, no geral, de criar pontes”, avalia o economista André Perfeito, em comentário logo após a entrevista de Campos Neto. Para ele, ainda que o presidente do BC tenha apontado divergência sobre uma eventual mudança das metas de inflação, ao mesmo tempo, sinaliza claramente que quer trabalhar “próximo” do governo.

“Os riscos desta entrevista eram grandes. Afinal, uma fala mal colocada poderia ‘colocar fogo’ num clima já bastante estressada”, observa Perfeito.

Entre as empresas, Banco do Brasil era o grande destaque. No período, o lucro líquido ajustado do BB saltou 52,4%, a R$ 9 bilhões. A Empiricus explica que, embora tenha sido ajudado por fatores não recorrentes, o montante superou as expectativas do mercado e bateu recorde de geração de resultados trimestrais.

Já a Vale subia favorecida pela alta dos contratos futuros de minério de ferro em Dalian, na China.

Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar