Ibovespa: O alívio que faz o índice disparar nesta quinta-feira
O Ibovespa solta o freio de mão e recupera as perdas na última quarta-feira, com o auxílio luxuoso da Petrobras (PETR4). Por volta das 12h31, o índice subia 1,08%, a 108.313 pontos. Em Wall Street:
Repetindo o cenário de ontem, quem dá as cartas no Ibovespa nesta sessão é o externo. A ata do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, elevou as esperanças de que a alta dos juros pode seguir em ritmo moderado ao longo dos próximos encontros.
De acordo com o documento, os dados mostram que a inflação nos últimos três meses apontaram para um movimento de redução.
“Os ativos locais devem seguir sensíveis ao exterior, diante da possibilidade de juros terminais mais elevados nos EUA e a manutenção de juros mais altos, por mais tempo, embora boa parte do movimento esteja precificado”, destaca o BB Investimentos em comentário enviado a clientes.
Segundo a Ágora Investimentos, passados os ajustes ao feriado de Carnaval, o tom positivo vindo do exterior pode contribuir para alguma recuperação dos ativos locais.
Porém, diz a equipe da Ágora, a confirmação de um novo caso da doença da “vaca louca”, com suspensão imediata das exportações para a China, surtirá algum efeito negativo sobre as ações do setor (que já vem de baixas sequenciais), assim como no mercado cambial – tendo em vista que a China, sozinha, representa 70% de todo o volume de carne exportado pelo Brasil.
Também ontem, Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, concedeu entrevista ao Estadão, onde reforçou intenção de antecipar a apresentação do novo arcabouço fiscal para março – as tratativas seguem adiantadas e maduras.
“Galípolo também se mostrou preocupado com a possibilidade de retração da economia, onde tem estudado Programas para evitar uma crise de crédito no país – foco segue com o Desenrola, programa de renegociação de dívidas para pessoa física”, destaca a equipe da Ajax Asset.
Ibovespa e as ações
Entre as ações, Marfrig (MRFG3) é destaque de queda após a confirmação da doença da vaca louca.
“A Minerva deverá ser o frigorífico mais afetado pela suspensão temporária de exportação de carne bovina para a China, já que 40% da receita da companhia é originada no Brasil, contra 30% da Marfrig e 15% da JBS (JBSS3)”, afirma Rafael Passos, estrategista da Ajax, em nota.
Do outro lado, a Santos Brasil (STBP3) sobe forte após boatos de que a empresa poderia ser comprada pela MSC. Já a Petrobras tem ganhos com a disparada do petróleo.