Ibovespa: Nome de Haddad volta a circular para a Economia; índice aprofunda queda para 2,10%
O Ibovespa, que abriu em leve desvalorização, aprofundou a queda. Por volta das 13h, o índice tinha recuo de 2,12%, a 111.587 pontos.
Em Wall Street:
Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta quarta-feira, depois que uma previsão fraca da varejista Target para as vendas de fim ano alimentou temores de que a inflação prejudique uma temporada crucial para os varejistas.
O que mexe com o Ibovespa?
A Eleven diz que o nome de Fernando Haddad voltou a circular pelo mercado financeiro de olho no comando do Ministério da Fazenda no ano que vem.
“Haddad estaria em busca de uma interlocução e de mais proximidade com a Faria Lima”, diz em relatório enviado a clientes.
Além disso, o mercado está de olho com expectativa de a PEC da Transição ser apresentada hoje, coordenadores da transição de governo tiveram reuniões e, até agora, o encaminhamento é que o texto preveja R$ 175 bilhões para gastos sociais em 2023 fora do teto.
Sobre o Bolsa Família, a ideia é retirar todo o programa do teto de gastos.
A duração dessa licença, contudo, deve ser debatida junto ao Congresso. Para o PT, a intenção é que o prazo seja de quatro anos.
Para Dan Kawa, da Tag Investimentos, o Ibovespa sente a discussão de PEC de Transição com R$ 175 bilhões fora do teto, Bolsa Família fora do teto e uma meta de gastos com investimento para arrecadação excedente, “caminhos vistos como perigosos pelo mercado para o fiscal do país”.
A Ágora lembra que as atenções recaem mais uma vez para o noticiário político, com os investidores de olho no anúncio da PEC da Transição e na expectativa pelo anúncio dos nomes da transição e composição dos ministérios.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!