Mercados

Ibovespa: Natura (NTCO3) é destaque de queda em abril, apesar de venda da Aesop; o que fazer com a ação?

28 abr 2023, 19:23 - atualizado em 28 abr 2023, 19:23
Natura, NTCO3, ações
Natura cai 16,21% em mês de anúncio de venda da Aesop (Imagem: Money Times/Divulgação)

As ações da Natura (NTCO3) integram o ranking das maiores quedas do Ibovespa em abril. Os papéis da varejista de cosméticos recuaram 16,21%, tornando-se destaque negativo no mês.

A Natura só não superou as perdas de 20,59% do Assaí (ASAI3), em meio a um cenário macroeconômico mais desafiador, notícias de corte de investimentos diante do aumento de custo de capital e perspectivas quanto ao futuro do endividado controlador, o grupo francês Casino.

No caso da Natura, o que mexeu com as ações no mês foi o anúncio de venda da Aesop, marca de luxo australiana adquirida pelo grupo brasileiro em 2012.

A Natura anunciou a assinatura de um acordo vinculante com a L’Oréal para a venda da Aesop por US$ 2,52 bilhões. O mercado até reagiu bem ao acordo no pregão seguinte ao comunicado, fazendo com que as ações disparassem na abertura, mas o ânimo durou poucas horas e o papel acabou fechando em queda de 3,39%.

A dúvida está nas demais operações da companhia. De acordo com o BTG Pactuala venda da Aesop resolve alguns problemas da Natura, mas não todos. Além da alavancagem elevada, resolvido com o desinvestimento do ativo, a empresa continua com problemas na renovação das operações da Avon, tanto América Latina quanto Internacional, e da The Body Shop.

A agência de classificação de risco de crédito S&P Ratings destacou no início do mês que a Aesop tem uma performance mais forte em relação a outras unidades de negócio do grupo em termos de margens e taxas de crescimento, mas necessita de investimentos significativos para continuar se expandindo.

O lado bom, disse a S&P, é que a alavancagem líquida da holding será próxima a zero assim que a venda estiver concluída, o que deve acontecer no terceiro trimestre de 2023.

No entanto, ressaltou a agência, o processo de turnaround da Avon ainda está para acontecer.

O BTG tem recomendação “neutro” para a Natura, com preço-alvo de R$ 16, mostra o portal de análise da casa.

Confira as maiores quedas do Ibovespa em abril:

Empresa Ticker Variação (%)
Assaí ASAI3 -20,59
Natura&Co NTCO3 -16,21
Minerva BEEF3 -15,54
Méliuz CASH3 -14,85
Carrefour Brasil CRFB3 -13,27

Confira as maiores altas do Ibovespa em abril:

Empresa Ticker Variação (%)
Eztec EZTC3 19,29
Ecorodovias ECOR3 19,11
São Martinho SMTO3 16,21
Copel CPLE6 15,56
Yduqs YDUQ3 15,18

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar