Mercados

Ibovespa não segue recuperação de Wall Street e fecha em queda

03 maio 2022, 17:03 - atualizado em 03 maio 2022, 20:14
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
Investidores seguem esperando a super quarta-feira, com reuniões do Copom no Brasil e Fomc nos Estados Unidos (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) não seguiu a recuperação dos índices de Wall Street e fechou em queda de 0,10%, a 106.528,09, segundo dados preliminares.

Já o S&P 500 subiu 0,51% enquanto a Nasdaq, bolsa de tecnologia dos EUA e que sofre mais com alta dos juros, teve elevação de 0,22%.

Investidores seguem esperando a super quarta-feira, com reuniões do Copom no Brasil e Fomc nos Estados Unidos.

O título de juros nos EUA de 10 anos bateu em 2,94%, um dos maiores patamares desde 2018.

“Lá fora o mercado vê uma chance praticamente certa de um aumento de 50 pontos-base na quarta-feira, porém, os holofotes permanecem na coletiva de imprensa do presidente do Fed, Jerome Powell, na quarta-feira, para comentários sobre a trajetória futura das taxas de juros”, coloca Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed.

Rodrigo Moliterno Head de Renda Variável da Veedha Investimentos, lembra que os mercados ensaiam uma alívio, mas, por enquanto, a preocupação com a alta dos juros domina os mercados.

O destaque positivo fica com as ações da CSN (CMIN3), em alta de 4,34%, seguidas pela SLC Agrícola (SLCE3) e Azul (AZUL4), avançam 6,79% e 4,22%, respectivamente.

CSN acompanha fluxo positivo para o setor de minério, apesar das bolsas chinesas estarem fechadas devido ao feriado. Já o setor aéreo vem sendo beneficiado pela forte valorização do real frente ao dólar.

Já os destaques negativos ficam com JHSF (JHSF3) e Magazine Luiza (MGLU3), recuam 5,95% e 4,58%, na devida ordem, seguidas pela Cosan (CSAN3), em queda de 3,31%.

Papéis da JHSF realizam correção após subirem quase 10% em menos de uma semana, coloca a Ativa Investimentos.

Resultados

Localiza (RENT3) subiu 1,63%, após a companhia de locação de veículos e gestão de frotas divulgar aumento de 7,3% no lucro líquido no primeiro trimestre em relação a um ano antes. O resultado operacional medido pelo Ebtida aumentou 41,3% no período. Unidas (LCAM3) que está em processo de venda à Localiza, avançava 1,23%.

Klabin (KLBN11) operou em alta de 1,38%, após lucro líquido mais que dobrar entre janeiro e março frente a um ano antes, à medida que preços mais altos repassados aos clientes compensaram perdas com câmbio, menor volume de vendas e impactos na cadeia de suprimentos. A rival Suzano (SUZB3)  ganhava 0,31%.

Destaques

– PETROBRAS PN aumentou 0,9%, mesmo com queda de mais de 2% do petróleo Brent, diante de preocupações com demanda na China por causa dos lockdowns no país. PETRORIO ON evoluiu 2,7% e 3R PETROLEUM ON cedeu 0,7% antes de publicar resultados nesta noite. PetroRio e Petrobras também divulgam números nesta semana.

– VALE ON encolheu 0,5%, terceira baixa seguida. Algumas das principais bolsas com negociação de commodities metálicas no mundo ficaram fechadas para feriados. CSN ON disparou 4,4% e foi destaque entre siderúrgicas.

– B3 ON perdeu 1,95%, o sétimo recuo nas últimas oito sessões. Ainda no setor financeiro, bancos de varejo ganharam, incluindo alta de 0,5% de ITAÚ UNIBANCO PN.

– MAGAZINE LUIZA ON contraiu 4,2%, AMERICANAS ON cedeu 2,8% e VIA ON apontou queda de 1,7%.

– NATURA ON encerrou com acréscimo de 0,1%, interrompendo oito sessões consecutivas de baixa.

– RAIA DROGASIL ON perdeu 1,5%, MARFRIG ON cedeu 1% e TIM ON recuou 0,2%, enquanto CIELO ON valorizou-se 3%. Essas empresas divulgam resultados nesta noite.

– AZUL PN aumentou 4,4% e GOL PN evoluiu 1,8%, ajudadas por valorização forte do real ante o dólar e baixa do petróleo.

– SLC AGRÍCOLA ON, que foi adicionada ao Ibovespa para o período entre maio e agosto, disparou 6,7%. JHSF ON afundou 5,8%, após disparar na véspera.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.