BusinessTimes

Ibovespa menor? 4 ações devem sair do índice, diz Itaú BBA

23 mar 2023, 13:13 - atualizado em 23 mar 2023, 13:13
PetroReconcavo
Ibovespa deve ganhar uma nova ação, a PetroReconcavo, diz Itaú BBA (Imagem: PetroReconcavo)

A B3 (B3SA3) está perto de divulgar a primeira prévia da nova carteira do Ibovespa que entrará em vigor em 2 de maio. A primeira das três prévias usuais está programada para o dia 3 de abril.

Para o Itaú BBA, o rebalanceamento deve contar com uma nova inclusão e a exclusão de quatro ações do índice.

Segundo analistas, a PetroReconcavo (RECV3) será a única ação que entrará no Ibovespa, embora CBA (CBAV3), Auren (AURE3) e Vamos (VAMO3) estejam perto de passar os requisitos da B3 e aparecer nas prévias.

Em relação às quatro exclusões, o BBA avalia que Banco Pan (BPAN4), Ecorodovias (ECOR3), Qualicorp (QUAL3) e Eztec (EZTC3) podem se despedir do índice na atualização.

A corretora destaca ainda que CSN Mineração (CMIN3), Fleury (FLRY3) e Dexco (DXCO3) estão próximas da zona de exclusão.

Caso sejam confirmadas uma inclusão e quatro exclusões, o Ibovespa deve cair para 85 ativos em sua composição, de 89 do modelo atual.

Peso das ações

Para o BBA, deve haver mudança de peso para três ações: Vale (VALE3), Petrobras (PETR3) e WEG (WEGE3).

Os dois últimos ativos devem perder peso no Ibovespa, visto que ultrapassaram seus limites de negociabilidade por conta de seus desempenhos acima do esperado comparados ao índice.

Pelo modelo do BBA, o peso da WEG deve cair de 2,97% para 2,59%. Já as ações ordinárias da Petrobras passarão de 5,17% para 4,84%, projeta a instituição.

A Vale, por outro lado, deve aumentar o peso, de 15,83% para 16,16%.

IRB vai voltar?

No mês passado, a XP Investimentos divulgou suas apostas para o rebalanceamento do Ibovespa. Para a corretora, a inclusão mais provável é o IRB (IRBR3), que foi cortado do índice na última atualização.

As ações do IRB batalhavam para se manter acima do patamar mínimo exigido pela B3, de R$ 1. A companhia viu suas ações atingirem mínimas históricas em 2022 em meio a uma série de notícias negativas envolvendo seu quadro financeiro, chegando a ser negociada a centavos por vários pregões seguidos.

Para levantar o preço do papel, acionistas aprovaram o grupamento de ações na proporção de 30 para 1, efetivado em 25 de janeiro. Atualmente, o IRB é negociado a R$ 19,80.

A XP acredita que haverá três exclusões no Ibovespa, já mencionadas pelo BBA: Eztec, Ecorodovias e Banco Pan.

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a primeira no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a segunda no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor; e a terceira no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.