Ibovespa: Magazine Luiza (MGLU3) despenca 9% e Via (VIIA3) perde 6%
As ações de varejo operavam em queda nesta quinta-feira (23). O Magazine Luiza (MGLU3) despencava 9,4% e a Via (VIIA3) recuava 6%, por volta das 10h50, as maiores quedas do Ibovespa.
O movimento de venda dos papéis acontece em meio a uma alta de 1% dos juros futuros, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom).
O Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017, onde a Selic está estacionada desde agosto.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A postura dura do Banco Central, que defendeu que não há espaço para cortes na taxa Selic tão cedo e indicou que pode retomar o ciclo de alta no juro básico se a inflação não cair, jogou um “balde de água fria” nos mercados.
Segundo Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Rena, a taxa básica de juros situa-se muito acima da taxa neutra e boa parte dos efeitos defasados ainda vai se materializar.
“Isso se traduzirá num cenário de atividade mais fraca, com desaceleração do mercado de trabalho e de crédito”, explica o especialista.
O Itaú BBA ressaltou que o Copom adicionou a possibilidade de uma deterioração mais intensa das concessões de crédito no mercado local do que, “o que seria compatível com o estágio atual do ciclo de aperto monetário”.
Os riscos de uma queda adicional dos preços de commodities em moeda local, e de uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada foram mantidos no radar.
Com isso, além de Magazine Luiza e Via, outras ações ligadas ao consumo operam em queda neste pregão. A Locaweb (LWSA3) recua 4,5% e a Petz (PETZ3) perde 3,9%.
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA 2023: COMO DECLARAR BENS PATRIMONIAIS?