Ibovespa: Itaú BBA corta projeção para 110 mil pontos
O Itaú BBA cortou a projeção para o Ibovespa em 2019 após reduzir as estimativas de lucros das empresas, mostra um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (28). O alvo agora está em 110 mil pontos, ante 117 mil projetado anteriormente, o que representa um potencial de valorização de aproximadamente 14%.
Segundo o time de estratégia do banco, o final da temporada de resultados do primeiro trimestre de 2019 provavelmente desencadeará revisões negativas de lucros.
De acordo com o relatório, os números das empresas decepcionaram devido ao fraco crescimento do PIB no período (o Itaú estimou em -0,2% ano a ano) e resultados negativos nas commodities, afetadas principalmente pelas provisões da Vale (VALE3).
Ibovespa em 2019
“Reduzimos a nossa estimativa de crescimento dos lucros do ano fiscal de 2019 do Ibovespa de 31% para 17%, e nossa visão ainda construtiva sobre o crescimento dos lucros é baseada principalmente no setor financeiro e de commodities”, explica o banco. É esperado um leve otimismo no curto prazo, especialmente após a aprovação da Reforma da Previdência.
“Mantemos nossa visão construtiva para o Ibovespa devido a taxas de juros mais baixas por mais tempo, crescimento mais alto do PIB a partir de 2020 e rotatividade potencial para as ações. Nosso cenário é altamente dependente da aprovação da reforma previdenciária”, conclui o BBA.