BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) vira para queda, com VALE3 entre as maiores perdas

24 ago 2022, 13:58 - atualizado em 24 ago 2022, 14:11
B3-Bolsa
Bank of America cortou sua previsão do IPCA de 2022 para 6,5%, de 7,2% anteriormente. (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) operava sem forças nesta quarta-feira (24), seguindo o mercado externo – embora em NY o sinal ainda fosse positivo. Por volta das 14h, o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,12%, aos 112,7 mil pontos, depois de mais cedo chegar aos 113 mil pontos. 

As ações de siderurgia e minério de ferro estão entre as maiores perdas – Vale (VALE3) recuava 2,6%, enquanto Usiminas (USIM5) caía 4,3% -, depois de forte alta da véspera. 

Entre os maiores ganhos estavam os papéis do varejo, após o IBGE revelar que o IPCA-15 registrou em agosto a maior deflação em quase 31 anos, de 0,73%, com a taxa em 12 meses indo abaixo de 10% pela primeira vez em um ano.

A queda, porém, foi menos intensa do que se esperava em pesquisa da Reuters (-0,81%).

Após os dados, o Bank of America cortou sua previsão do IPCA de 2022 para 6,5%, de 7,2% anteriormente.

A equipe do banco destacou que o setor de transportes foi o principal componente para o resultado, refletindo os cortes de impostos e preços dos combustíveis, “que também devem afetar o IPCA de agosto”.

“Ainda esperamos desaceleração de alimentos e bebidas, após a queda dos preços de commodities no mês passado, bem como a inflação de serviços, uma vez que a redução de preços de outros itens e a desaceleração da atividade afetam o setor”, segundo relatório do banco.

No exterior, Wall Street buscava ganhar fôlego, ainda que mantivessem as preocupações sobre a desaceleração econômica nos Estados Unidos antes da conferência do Federal Reserve em Jackson Hole nesta semana.

*Com informações da Reuters

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!