Ibovespa (IBOV) vai voltar do feriado em clima de sexta-feira 13? Índice futuro abre pessimista; dólar avança
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta sexta-feira (13) em queda de 0,83%, a 116.390 pontos. Já o dólar amanheceu em alta e avançava 0,46%, cotado a R$ 5,0693, por volta das 9h.
No último pregão, na quarta-feira (11), o Ibovespa (IBOV) teve uma sessão tímida, com volume de negociações reduzido em véspera do feriado de 12 de outubro. Ainda assim, o índice de referência da B3 fechou com uma leve alta de 0,27%, a 117.050,74 pontos.
No entanto, o Ishares Msci Brazil (EWZ), principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York e que serve de referência para o Ibovespa na B3, afundou 1,98% ontem (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil.
Ainda em ritmo de feriado, a agenda econômica e política no Brasil está esvaziada.
- IPCA sobe em setembro: Onde apostar na renda fixa agora? Saiba mais no Giro do Mercado, clique aqui e assista.
Mercados lá fora
Wall Street opera misto nesta manhã. Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500 e Nasdaq recuam 0,08% e 0,31%, respectivamente. Dow Jones avança 0,07.
Analistas da Guide Investimentos pontuam que mercados globais estão abrindo a sessão em tom predominantemente negativo, com investidores digerindo dados mistos na China após o CPI de setembro superar estimativas e gerar um salto das taxas de juros americanas nesta quinta-feira.
Os dados de inflação norte-americana divulgados na quinta-feira. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) subiu 0,6% na base mensal e avançou 3,7% no confronto anual, ficando acima das estimativas do mercado, de altas de 0,3% e de 3,6%.
O resultado de setembro abre espaço para mais reajustes nos juros americanos por parte do Federal Reserve.