Ibovespa (IBOV): Vai ter rali de fim de ano? Analista responde
O mês de dezembro já é conhecido pelos investidores como um período agitado para o mercado de ações, e o Ibovespa (IBOV) não fica fora dessa.
O tradicional rali de fim de ano acontece quando os investidores correm para comprar ações para aproveitar a guinada da bolsa de valores, e buscar lucros como “presente de natal”.
No Giro do Mercado desta quarta-feira (29), a jornalista Juliana Caveiro conversou com Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, sobre os dados da inflação brasileira divulgados na última terça-feira (29) e também, sobre as perspectivas para o Ibovespa neste fim de ano.
Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,33% em novembro, após amenizar a alta para 0,21% no mês passado.
“De maneira geral, o dado em si não foi tão bom quanto aqueles que a gente estava esperando, mas não muda muito a trajetória de continuação da desaceleração no consolidado de 12 meses da inflação”, explicou o analista.
Rali do Ibovespa: “Lenda do mercado financeiro” pode se concretizar?
Matheus relembra que os ativos de risco globais sofreram um período muito ruim entre agosto e outubro, pautado pela alta das taxas de juros nos Estados Unidos.
O Ibovespa (IBOV) não foi exceção, e só inverteu o cenário em novembro, quando voltou a ganhar fôlego e ultrapassou os 126 mil pontos.
Mas será que este fôlego deve se manter até o fim do ano? Spiess responde na entrevista completa se os investidores podem contar com a tradição e surfar no rali natalino. Confira clicando aqui!