Ibovespa (IBOV) terá mais uma semana amarga? Índice futuro abre pessimista; dólar sobe
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta segunda-feira (9) em queda de 0,94%, a 113.625 pontos. Já o dólar subia 0,58%, cotado a R$ 5,1753, por volta das 9h.
Na sexta-feira (6), o Ibovespa (IBOV) teve recuperação e subiu 0,78%, a 114.169,63 pontos. No entanto, ainda assim o índice de referência da B3 não escapou de uma semana negativa e fechou com uma baixa acumulada de 2,05%.
A semana mais curta, devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira (12), iniciou com os dados do Relatório Focus, medido pelo Banco Central. Os economistas consultados pelo Banco Central mantiveram as projeções para a inflação em 4,86% neste ano pela terceira vez.
O destaque para a semana fica com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de setembro, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fecha a agenda brasileira na quarta-feira (11) antes do feriado.
- ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Veja as principais recomendações dos analistas da Empiricus Research nesta entrevista completa:
Mercados lá fora
Wall Street opera em baixa nesta manhã. Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500, Dow Jones e Nasdaq recuavam, 0,69%, 0,56% e 0,87%, respectivamente.
Analistas da XP Investimentos pontuam que o petróleo (Brent) sobe mais de 3% e a possibilidade de uma escalada do conflito no Oriente Médio pode vir a pressionar a oferta, provocando alta de preços.
Nesta segunda, a China retoma da Semana Dourada (ou também conhecido como Dia Nacional), que ocorreu entre 1º e 7 de outubro, no qual é comemorada a fundação da República Popular do país. No entanto, sem dados para hoje.