Ibovespa (IBOV) tenta se animar com inflação dos EUA nesta quarta (10); índice testa alta
O Ibovespa (IBOV) busca fôlego no início do pregão desta quarta-feira (10), depois de avançar 1,01% no último pregão.
Por volta das 10h10, o índice acionário à vista subia 0,09%, aos 107.212 pontos, depois de abrir em leve queda. No mesmo horário, os indicadores acionários futuros em Nova York operavam em alta.
Os investidores focam a atenção aos dados de inflação pelo mundo. Os dados são importantes porque podem calibrar as próximas decisões de juros dos bancos centrais.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Nos Estados Unidos, o índice de preços do consumidor subiu 0,4% em abril, ante o consenso de alta de 0,1%. Nos últimos 12 meses, a inflação no país acumulou alta de 4,9%, enquanto o consenso era de avanço de 5%.
Já o núcleo do CPI teve alta de 0,4% em abril em base mensal, ante consenso de +0,4%. Os dados reforçaram as apostas de que o Federal Reserve deve interromper o processo de aperto da taxa de juros já nas próximas reuniões.
Na China, os dados de inflação serão divulgados no fim do dia.
Na véspera, no Brasil, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, trouxe empolgação aos mercados ao afirmar que o números de inflação devem surpreender positivamente, vindo “um pouquinho menor” do que o esperado. O IPCA de abril sai nesta sexta-feira (12).
*Com Juliana Américo e Olívia Bulla