Ibovespa (IBOV) tenta recuperação entre altas e baixas; veja os indicadores desta sexta (23)
Com a agenda de indicadores brasileira esvaziada, o mercado tenta recuperar as perdas de ontem, com temores de recessão e decisões monetárias dos bancos centrais das principais economias do mundo pesando no desempenho do dia.
Os principais índices de Wall Street caem e caminham para perdas na semana, ainda com o tom duro do Federal Reserve alimentando as preocupações de que a taxa de juros permanecerá alta por mais tempo.
Por volta das 12h35, o Ibovespa (IBOV) subia tímido, em 0,01%. Já em Wall Street, Nasdaq desabava 1,22%, S&P 500 caia 0,79% e Dow Jones desacelerava a 0,63%.
- Uma small cap já subiu quase 40% em 2023 e pode ser ‘só o começo’ segundo um analista da Empiricus Research. Descubra qual é a empresa e veja a tese completa no Giro do Mercado de hoje (23) clicando aqui. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Giro dos Indicadores: Confira os dados que saíram na manhã desta sexta-feira (23)
Brasil
Por aqui, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da 3ª quadrissemana de junho caiu 0,24%. Segundo os dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador acumula alta de 2,08% nos últimos 12 meses.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o PMI de Serviços caiu de 54,9 pontos em maio para 54,1 em junho. Já o indicador de indústria, passou de 48,5 para 46,3. Por fim, o PMI composto preliminar de junho caiu a 53 pontos, sendo que no mês passado o registrado foi de 54,3.
Mais tarde, saem os dados de poços de petróleo em operação no país.
Europa
Hoje é dia de Índices de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês). Confira os resultados:
- Zona do Euro
PMI composto caiu de 52,8 em maio para 50,3 pontos em junho;
PMI de Serviços caiu de 55,1 em maio para 52,4 pontos em junho;
PMI Industrial caiu de 44,8 em maio para 43,6 em junho. - Reino Unido
PMI composto caiu de 54 em maio para 52,8 pontos em junho;
PMI de Serviços caiu de 55,2 em maio para 53,7 pontos em junho;
Industrial caiu de 47,1 em maio para 46,2 em junho.
No Reino Unido, as vendas no varejo subiram 0,3% em maio, sendo que a projeção do mercado era de queda de 0,2%. Já no acumulado em 12 meses, as vendas registram queda de 2,1%.
Também foi dia de Produto Interno Bruto (PIB). Na Espanha, a atividade econômica avançou 4,2% no primeiro trimestre, na comparação anual. Já em Portugal, a alta foi de 2,5%.
Ásia
A China está de folga até segunda-feira. Feriado deixa mercados fechados na China continental, em Hong Kong e em Taiwan. As negociações de minério de ferro também estão paradas em Dalian.
*Com Reuters e BDM