Ibovespa (IBOV) sobe após decisões de juros
O Ibovespa (IBOV) subia nesta quinta-feira (23), no primeiro pregão após decisão de taxa básica de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Por volta das 10h20, o principal índice da Bolsa avançava 0,65%, aos 100,8 mil pontos.
Em dia de agenda esvaziada, hoje serão publicados o índice de atividade nacional do Fed de Chicago e os novos pedidos semanais de seguro desemprego. Para esse indicador, o mercado espera um pequeno aumento, saindo de 192 mil para 197 mil, segundo o BB Investimentos.
Na Zona do Euro, às 12h será divulgado o índice de confiança do consumidor. O dado de fevereiro veio a -19 pontos, e o mercado espera ligeira melhora do indicador, atingindo -18,3 pontos em março.
Fed e BC
Na véspera, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que, apesar do ciclo de altas estar perto do fim, a luta contra a inflação ainda não acabou. Com isso, não ele indicou não ver cortes na taxa ainda esse ano.
No Brasil, o comunicado da autoridade monetária foi considerado com tom hawkish boa parte dos agentes e deve contribuir para movimentar os ativos domésticos no dia, na avaliação do BB Investimentos.
O Copom alertou no documento oficial que as expectativas futuras de inflação estão desancoradas no longo prazo e que isso eleva o custo da desinflação para atingir as metas estabelecidas