Ibovespa (IBOV) retorna do feriado de Natal em alta, em semana que promete baixa liquidez
O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão de volta do feriado de Natal em alta. Por volta das 10h04, o índice avançava 0,32%, a 133.173 pontos.
A semana será curta para o índice, visto que a B3 não abre na sexta-feira (29), portanto, a expectativa é de pouca liquidez nos próximos dias.
Mais cedo, no último Relatório Focus do ano, o mercado voltou a reduzir as suas apostas para a inflação. Segundo os dados do relatório, agora, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 4,46%, ante os 4,49% do levantamento passado. Para 2024, a projeção permanece em 3,91%.
Vale lembrar que a previsão de inflação voltou para dentro do teto da meta: as metas de inflação para 2023, 2024 e 2025 são de 3,25%, 3% e 3%, nesta ordem, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Hoje, está no radar o anúncio pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de um pacote de medidas como alternativa à desoneração da folha de pagamentos em 17 setores da economia, após o Congresso derrubar o veto presidencial à proposta.
- O que esperar do dólar em 2024? Confira como a inflação dos Estados Unidos pode ditar o cenário da moeda no próximo ano e onde investir para aproveitar as perspectivas, segundo o analista Enzo Pacheco. É só clicar aqui:
Ibovespa em linha com Nova York
Dow Jones, S&P e Nasdaq avançavam 0,06%, 0,11% e 0,19%, respectivamente, por volta das 10h. Na Europa as negociações seguem fechadas para o feriado natalino.
Analistas da Guide Investimentos avaliam que o mercado aguarda novos dados de atividade nos EUA, embora não tão importantes como os da semana passada.