Ibovespa (IBOV) recua nesta sexta-feira (17), já em ritmo de carnaval
O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta sexta-feira (17), último pregão antes da longa pausa de carnaval. Por volta das 10h20, o índice à vista caía 0,65%, aos 109.226 pontos.
O mercado brasileiro tem hoje o último pregão aberto nos próximos quatro dias, já que o Ibovespa só volta a operar na Quarta-feira de Cinzas (22), após o meio-dia.
Lá fora, também será um período de baixa liquidez, uma vez que os mercados em Nova York também estarão fechados na próxima segunda-feira (20). Por ora, os índices futuros das bolsas têm um viés negativo.
Por aqui, os investidores seguem atentos ao calendário de resultados do quarto trimestre de 2022, passados os ruídos em meio à queda de braço entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Banco Central.
A XP (XPBR31) tomba em Nova York desde ontem, a Vale reage hoje ao terceiro maior lucro da história da B3. Também são esperados discursos de integrantes do Federal Reserve, que devem manter o tom duro (“hawkish”), sustentando o hit de “juros mais altos por mais tempo” (higher for longer).
Outro destaque para o Ibovespa é a reunião de Lula com os ministros da área social para fechar o novo pacote econômico. As medidas do governo devem sair somente após a pausa prolongada.
*Com Olívia Bulla
Saiba mais! GOVERNO LULA E BANCO CENTRAL: UMA BRIGA QUE IMPACTA A INFLAÇÃO DO BRASIL?