Ibovespa (IBOV) recua nesta segunda (6), de olho em Lula e Powell
O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta segunda-feira (6), se preparando para mais uma semana de movimentações na política monetária. Por volta das 10h05, o índice caía 0,23%, aos 108.268 pontos.
Os investidores ainda digerem os dados do payroll, que reforçou a resiliência do mercado de trabalho americano e, como consequência, aumentou as preocupações com o quadro inflacionário.
O Ibovespa agora aguarda ao pronunciamento de Powell nesta terça-feira (7), dias depois de moderar a dose de aperto na taxa de juros.
Por aqui, os investidores acompanham a agenda do presidente Lula, que participa da cerimônia de posse de Aloizio Mercadante como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os investidores ainda seguem atentos a eventuais pronunciamentos do presidente sobre o Banco Central e o futuro da política monetária.
O Comitê de Política Monetária publica nesta terça (7) a ata da primeira reunião deste ano, quando elevou o tom no comunicado, sinalizando um período de Selic estável por tempo ainda mais prolongado.
As projeções mais recentes do mercado para a economia também movimentam o pregão do Ibovespa.
Os economistas ouvidos pelo Banco Central revisaram a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) após a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2023, passando de 5,74% para 5,78%. Há um mês, a expectativa era de +5,36%.
Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!