Ibovespa (IBOV) recua nesta quinta (19), digerindo comentários de Lula
O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quinta-feira (19), após fechar em alta de 0,71% no último pregão. Por volta das 10h05, o índice recuava 0,38%, aos 111.798 pontos.
Os investidores digerem as falas do presidente Lula sobre o mercado, após a sua primeira entrevista exclusiva à imprensa nacional.
O presidente disse durante a entrevista que considerava uma “bobagem” a autonomia do Banco Central e criticou o regime de metas de inflação. Para ele, o atual alvo perseguido pelo BC, de 3,5%, é um “exagero”.
Lula também questionou o atual nível elevado da taxa básica de juros. Segundo o presidente, a forma como o BC conduz a política monetária força um arrocho na economia.
Na agenda do dia, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, faz palestra às 16h30 na Universidade da Califórnia. Segundo os analistas do BB Investimentos, há uma expectativa de que Lula possa dar alguma declaração a respeito da política monetária doméstica e sobre as falas do presidente.
Ainda no radar do Ibovespa, a Americanas (AMER3) disse, em nota enviada ao mercado nesta quinta-feira (19), que pode pedir recuperação judicial “nos próximos dias ou potencialmente nas próximas horas”.
Lá fora, os investidores seguem acompanhando as falas dos dirigentes do Fed e os dados americanos, em meio aos receios de recessão nos EUA.