BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) recua digerindo IPCA; BC e temporada de balanços seguem no radar

09 fev 2023, 10:19 - atualizado em 09 fev 2023, 10:21
Ibovespa
Mercados globais seguem atentos ao rumo dos juros nos Estados Unidos. (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) recua nesta quinta-feira (9), depois de fechar o último pregão em alta de 1,97%. Por volta das 10h10, o índice caía 0,26%, aos 109.670 pontos. Nos EUA, os índices futuros subiam.

Os investidores digerem os resultados da inflação de janeiro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, subiu 0,53% no primeiro mês do ano.

A alta indica uma desaceleração ante o aumento de 0,62% apurado em dezembro, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto isso, o Ibovespa segue acompanhando a temporada de balanços. Ontem, o resultado do Itaú (ITUB4) deu ritmo aos negócios locais, lançando luz para os números trimestrais do Bradesco (BBDC4), que saem hoje, após o fechamento do pregão.

O presidente Lula deu trégua à disputa com o Banco Central e embarca nesta manhã para os Estados Unidos. Ele tem uma reunião marcada com o presidente norte-americano, Joe Biden.

Na véspera, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) foi o moderador da disputa com o BC, o que permitiu espaço para o Ibovespa subir no pregão. Contudo, não há convicção de que esse cessar-fogo irá perdurar por muitos dias.

Lá fora, os mercados globais seguem atentos ao rumo dos juros nos Estados Unidos, com atenção para as declarações do Federal Reserve.

Saiba mais! IMPOSTO DE RENDA: COMO DEDUZIR GASTOS COM HOME OFFICE!