Mercados

Ibovespa (IBOV) recua com política monetária no radar

08 set 2022, 14:25 - atualizado em 08 set 2022, 14:25
day trade ações
 BCE elevou sua taxa de depósito em 0,75 ponto percentual. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) recuava nesta quinta-feira (8) pós-feriado, com agentes analisando decisão de juros na zona do euro e declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

Por volta das 14h, o principal índice da Bolsa brasileira operava em baixa de 0,41%, aos 109,3 mil pontos. Nos Estados Unidos, o S&P caía 0,07%, o Nasdaq recuava 0,38% e o Dow Jones tinha perda de 0,06%.

Powell disse que o Fed precisa manter um caminho firme, alheio a considerações políticas, no controle dos preços. Segundo ele, o banco central não pode ser prematuro em relaxar o ciclo de aperto monetário, dando indicativos de que o patamar final da taxa de juros deverá permanecer elevado por mais tempo.

Na Europa, o Stoxx 600 fechou em alta de 0,50%, lideradas por ganhos nos papéis de bancos, depois que o Banco Central Europeu (BCE) promoveu o maior aumento das taxas de juros de sua história para combater a inflação, que está em máxima em meio século e se aproxima do território de dois dígitos.

O BCE elevou sua taxa de depósito em 0,75 ponto percentual, como amplamente esperado, e prometeu novos ajustes em um esforço para trazer a inflação de volta à meta de médio prazo de 2% do banco central.

*Com informações da Reuters

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!